São Paulo cria programa para atrair startups que ajudem a inovar os serviços públicos

0

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin lançou nesta quinta-feira, 17, a primeira edição do Pitch.Gov.SP, programa que busca atrair iniciativas inovadoras para solução de desafios da administração pública estadual. Em parceria com a Associação Brasileira de Startups, entidade que representa e estimula o desenvolvimento de startups brasileiras, o projeto será o primeiro do gênero na América Latina.

A intenção do governo com o programa é de posicionar São Paulo como um dos Estados mais inovadores em seu continente, se igualando aos pioneiros no relacionamento com startups, como diversos estados americanos e também do Reino Unido.

"Quero fazer um convite a todos os 'startupeiros'. Se sua startup tem uma solução para os desafios de São Paulo, venha participar. Está no DNA de São Paulo a inovação, o empreendedorismo, estar na vanguarda da ciência e do conhecimento. Hoje estamos lançando o chamamento de empresas com ideias novas, para melhorar a qualidade do serviço público em setores estratégicos.", comentou Alckmin, otimista com o que está por vir. "Tenho certeza que teremos boas ideias para esses 35 desafios", disse.

O Pitch.Gov.SP, na realidade, é um programa de política pública que quer se aproximar das soluções tecnológicas desenvolvidas por empresas nascentes (startups), para questões de interesse público, que melhorem a vida do cidadão. A ideia, ao mesmo tempo em que se abre a essas inovações com enorme capital intelectual, é também estimular novos empreendedores, fortalecendo esse setor da economia.

Serão selecionadas 15 startups, que deverão ajudar o poder público a solucionar demandas da saúde, educação e facilidades ao cidadão. A ação é coordenada pela Subsecretaria de Parcerias e Inovação, ligada à Secretaria de Governo e conta com o apoio das Secretarias da Educação, Saúde e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Prodesp, Centro Paula Souza, Fundo Social de Solidariedade, Acessa SP e Poupatempo.

A Secretaria da Educação já é parceira da ferramenta Geekie+, que oferece planejamento de estudos para os 415 mil alunos da rede estadual que estão cursando o último ano do Ensino Médio e pretendem prestar o Enem. Na plataforma, o plano de estudos é feito com base nas disciplinas em que os estudantes têm mais dificuldade e precisam de atenção. De forma interativa, sugere exatamente os conteúdos necessários de acordo com as respostas de cada aluno.

O próprio governo de São Paulo, por meio da ARTESP, desenvolveu o aplicativo "Eu vi", que auxilia na fiscalização da qualidade das rodovias concedidas com a participação dos usuários e já contabiliza mais de 10 mil downloads.

Os exemplos são inúmeros e o governo divulgou, junto com o anúncio do Pitch.Gov.SP, 35 desafios para que as startups apresentem suas soluções. O processo de inscrição ocorre pelo site www.pitchgov.sp.gov.br e poderão participar pessoas jurídicas com CNPJ inscritos há no máximo cinco anos. Os candidatos deverão apresentar projetos que, preferencialmente, se enquadrem nos desafios propostos e com soluções concretas, que já possuem protótipos funcionais. A maturidade da solução é um dos critérios de avaliação.

As startups podem se inscrever para concorrer às vagas entre os dias 17 de setembro e 18 de outubro. As soluções selecionadas irão realizar sua apresentação no grande evento Pitch.Gov.SP no dia 17 de novembro, com a presença de representantes do governo de São Paulo, de grandes empreendedores do País, de potenciais investidores e demais pessoas envolvidas nesse ecossistema de inovação.

"O nosso tempo é o da velocidade da mudança e a tecnologia da informação é um instrumento extraordinário para melhorar a vida das pessoas", comentou o governador Alckmin em seu discurso.

Além da linha de financiamento às startups, que já existe, o governador Geraldo Alckmin, para fomentar ainda mais essa politica pública, determinou que a Desenvolve SP dê início aos estudos para a estruturação de um novo fundo de investimento em participações (FIP), voltado exclusivamente para startups que desenvolvam soluções para melhoria dos serviços públicos.

Alguns desafios apresentados para o Pitch Gov SP

Secretaria da Educação

Como manter um cadastro atualizado de pais e alunos (incluindo georreferenciamento), considerando as mudanças constantes de número de telefone e residência, para facilitar o processo de matrículas e acompanhamento dos estudantes?

Como registrar, monitorar e acompanhar dados dos alunos que possibilitem avaliação nutricional e melhorias na alimentação escolar?

Como disponibilizar acesso digital a livros, revistas, produções estudantis e outras publicações aos alunos e familiares?

Centro Paula Souza

Como criar um sistema de interação social entre professores, alunos, pais e gestores?

Saúde

Como tornar o monitoramento de doenças e a disseminação de informações técnicas e confiáveis sobre saúde mais eficientes por meio de aplicativos?

Como o médico pode registrar suas conclusões nos exames de forma mais rápida e completa do que a digitação?

Como diminuir o número de abstenções em consultas ou procedimentos agendados?

Fundo Social de Solidariedade

Como aproximar a população dos profissionais qualificados nas escolas de formação do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo?

Como disponibilizar os pontos de arrecadação de campanhas de doações, como a Campanha do Agasalho, de uma maneira prática para os usuários?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.