Mais duas empresas de TI obtêm liminares para manter desoneração da folha

0

Mais duas empresas de TI conseguiram liminares para continuar no programa de desoneração da folha de pagamento até o final do ano, recolhendo a Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta (CPRB) nesse período. A CI&T Software e a DA Software e Serviços entraram com Mandado de Segurança na Justiça Federal em Campinas (SP), alegando que a alteração trazida pela medida provisória é inconstitucional por desconsiderar o fato de que a opção pelo regime de tributação (feita no início do ano) é irretratável, ou seja, deve valer para todo o exercício.

A suspensão da desoneração da folha foi estabelecida pela Medida Provisória 774/2017 e passou a valer no dia 1º deste mês. A Comissão Mista aprovou substitutivo que reinclui as empresas de TI no benefício e prorroga para janeiro de 2018 a suspensão para as demais empresas não atendidas no novo texto. Porém, devido ao recesso parlamentar, o substitutivo ainda não foi votado nos plenários da Câmara e do Senado e, dessa forma, vale a versão original da MP.

Na decisão, o juiz federal Renato Câmara Nigro cita o artigo 9º, parágrafo 13 da Lei nº 12.546/2011, o qual estabelece que a opção pela tributação substitutiva será manifestada mediante o pagamento da contribuição sobre a receita bruta relativa a janeiro de cada ano, ou à primeira competência subsequente para a qual haja receita bruta apurada, e será irretratável para todo o ano calendário.

De acordo com o magistrado, o benefício concedido ao contribuinte, e que não lhe permitia retratação naquele ano calendário, veio a ser alterado no mesmo exercício pelo Estado com a edição da Medida Provisória nº 774/2017. "Tenho que a condição irretratável imposta ao contribuinte também é razoavelmente esperada do Estado, sendo imprevisível a súbita alteração do regramento anterior, devendo ser protegida a boa-fé objetiva do contribuinte", diz a decisão.

Para o magistrado, a MP nº 774/2017 violou não só a Lei de 2011, mas também princípio da confiança, relativo à legítima expectativa de que o regime tributário escolhido perduraria até o final do exercício de 2017, de modo que os contribuintes pudessem planejar suas atividades econômicas.

Assim, a liminar determinou que a cobrança da contribuição sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho, disciplinados pela MP, somente poderão atingir as impetrantes a partir de 1º de janeiro de 2018, quando cessa a eficácia da opção efetuada em janeiro de 2017. Outras empresas do setor e mais de 150 indústrias obtiveram o mesmo benefício.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.