FCC aprova novas regras de privacidade para provedores nos EUA

0

A agência reguladora norte-americana, a Federal Communications Commission (FCC), aprovou nesta quinta-feira, 27, a proposta do chairman Tom Wheeler de impor regras aos provedores de Internet (ISPs) visando a privacidade dos usuários a transparência da coleta de informações. Assim, os usuários deverão ser informados sobre como os dados são usados e compartilhados e podem optar por não ceder as informações, sem prejuízo ao serviço de conectividade e ao preço ofertado. As novas regras serão incorporadas no artigo 222 da Lei de Comunicações dos Estados Unidos. A FCC afirma que a abordagem é consistente com outras agendas de privacidade, incluindo a do departamento de comércio, a Federal Trade Commission (FTC), a Lei de Direitos de Privacidade do Consumidor.

O documento da FCC deixa claro que as novas regras são somente ao provimento de banda larga para ISPs, e não para conteúdo. Mas é interessante notar que as novas regras excluem, entre outras coisas, "pontos como monitoramento do governo, criptografia e aplicação da Lei".

As novas regras separam o uso e compartilhamento de informações em três categorias:

– Opt-in: quando os ISPs precisam do consentimento ativo do consumidor para começar a usar e compartilhar as informações sensíveis. São consideradas assim os dados referentes a geolocalização precisa, financeiro, de saúde, de crianças, números de identidade, histórico de navegação na Internet, histórico de uso de aplicativos e conteúdo de comunicações;

– Opt-out: informações não sensíveis podem também não ser usadas e compartilhadas, mas, para tanto, é necessário que o usuário desautorize expressamente. São considerados dados não sensíveis os que não trazem informação identificável do consumidor, além de endereços de email e plano utilizado;

– Exceções aos requerimentos de consentimento: o consentimento está implícito em certos propósitos do contrato com o ISP, como a manutenção do serviço ou a coleta de dados para billing.

Além dessas novas categorias, a FCC adotou regras de transparência, de práticas de segurança e notificações de "vazamento de dados de senso comum", visando proteger a privacidade dos dados, avisando quando houver falhas nessa proteção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.