Anatel aprova alteração nas regras para remuneração de redes fixas

0

O conselho diretor da Anatel aprovou o novo regulamento para remuneração pelo uso das redes das operadoras de telefonia fixa. O documento estabelece os critérios para o pagamento de uma prestadora para outra pela interconexão e o uso de sua rede para completar as chamadas. A aprovação encerra uma fase de alterações no marco regulatório do setor de telecomunicações que têm como principais pontos a implementação no país do modelo de remuneração baseado em custos e da regulação orientada para empresas com ?poder de mercado significativo? (PMS).

Entre os principais objetivos, segundo a agência reguladora, estão o incentivo ao aumento da competição por meio de condições favoráveis de interconexão para as operadoras menores, o estímulo a busca da eficiência pelas concessionárias e o estabelecimento de adequada remuneração pelo uso de redes.

Além do regulamento de remuneração, fazem parte do novo marco o regulamento geral de Interconexão; o regulamento de remuneração pelo uso de redes de prestadoras do Serviço Móvel Pessoal (SMP); e o regulamento de separação e alocação de contas.

O conselheiro da Anatel, José Leite Pereira Filho, apresentou os principais pontos que definem o critério de remuneração. Embora ainda sem data para implementação do modelo de custos para o cálculo das tarifas de público e de remuneração, a agência já definiu que quando esse modelo for implementado, o sistema de pagamento entre as prestadoras pela interconexão será o chamado full billing, ou seja, cada operadora pagará pelo uso que fizer da rede da outra.

Enquanto o novo modelo não for implementado, haverá um período de transição que mantém o sistema atual, o bill & keep parcial ? uma operadora só paga o tráfego sainte que exceder 55% do tráfego total. Segundo Leite, a manutenção temporária do atual modelo foi baseada nos benefícios observados atualmente: o fortalecimento das novas empresas de telefonia e o aumento do número de provedores gratuitos de acesso à internet.

Outra medida é a adoção da modulação horária para as tarifas de remuneração pelo uso de redes locais (TU-RL). Assim, a TU-RL terá abatimento de 30% nos horários reduzidos. A Anatel observa que buscou amenizar o sumidouro de tráfego, efeito de acesso à internet por meio de linha discada. Com isso, ela diz que está garantindo a tarifação única nos horários reduzidos, a diminuição do sumidouro de tráfego e o aumento da competição.

O novo regulamento também estabelece que a tarifa de remuneração pelo uso das redes deve ter valor independente da rede que gera a chamada. Define também que as operadoras sem poder de mercado significativo poderão cobrar até 20% a mais do que as classificadas como PMS pelo uso de suas redes. Também determina que as empresas autorizadas a prestar o serviço de telefonia fixa que passarem a possuir poder de mercado significativo terão que oferecer a seus usuários o benefício da tarifação por chamada em horário reduzido.

Enquanto não estabelece critérios para definir quem possui poder de mercado significativo, a Anatel considerou que as concessionárias de telefonia fixa, suas controladas e coligadas possuem PMS.

O conselho diretor também aprovou a Declaração de Cumprimentos de Metas de Universalização apresentada pela Embratel em 26 de janeiro de 2006. O antigo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), aprovado pelo Decreto nº. 2.592, de 1998, definia metas a serem cumpridas pelas concessionárias de telefonia fixa até 31 de dezembro de 2005.

A declaração apresentada pela Embratel ficou disponível a contribuições da sociedade em consulta pública entre abril e maio do ano passado no portal da Anatel. O ato de certificação das metas ainda deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.