Empresas devem utilizar certificado digital para emitir seguro-desemprego a partir desta quarta

0

A partir desta quarta-feira, 1º, os empregadores que fizerem demissões não poderão mais utilizar o antigo formulário de papel impresso para emissão do requerimento do seguro-desemprego. O documento só poderá ser preenchido digitalmente por meio do aplicativo Empregador Web, disponibilizado pelo portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego. Para utilizar o aplicativo é necessário que a empresa possua certificado digital (e-CNPJ).

A medida é uma determinação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Com a nova regra, quem possui o certificado terá acesso total às funcionalidades disponíveis do sistema e poderá executar todos os procedimentos por meio do aplicativo. Além disso, o e-CNPJ ainda assegura a confiabilidade das informações prestadas pela empresa e garante a redução de gastos com a aquisição de formulários impressos.

Com o Empregador Web e o certificado digital é possível, por exemplo, enviar informações em lote, utilizando arquivo gerado pelo sistema de folha de pagamento. As empresas devem acessar o Empregador Web no site: https://granulito.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf.

O certificado digital é que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas jurídicas. Várias empresas, como a Serasa Experian, oferecem o produto. O e-CNPJ da empresa pode ser adquirido em seu site (www.certificadodigital.com.br).

Com o e-CNPJ também é possível acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal e realizar diversas operações, entre elas: consultar informações sobre a situação fiscal do CNPJ, cadastrar-se no CEI (Cadastro Específico no INSS), emitir relatório fiscal, acompanhar a caixa de mensagem para receber comunicados e intimações da Receita, consultar processos digitais e agendar atendimento na Receita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.