Cidade reduz em 90% tempo de espera por serviços públicos

0

O município de Guaramirim, na região Norte de Santa Catarina, foi premiado por ter um dos projetos de gestão pública mais modernos do país. Há cerca de um ano, a prefeitura da cidade implantou o Sistema Municipal de Protocolo Digital, que digitalizou 100% da solicitação de alguns serviços públicos relacionados às áreas de planejamento urbano e meio ambiente. A mudança recebeu o prêmio Projeto Inovador 2018 durante o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais que aconteceu na última semana, em Lages.

Por meio do Portal do Cidadão, sistema baseado na computação em nuvem e disponível via internet, é possível executar as solicitações de qualquer lugar, com o máximo de segurança. As filas para atendimento presencial na sede do executivo municipal deixaram de existir e até o tempo de tramitação das demandas reduziu em quase 90%: antes, serviços como como o alvará de construção levavam 20 dias para serem liberados; nos próximos meses, com a ampliação da ferramenta, a ideia é que esse atendimento seja feito em até 24 horas.

Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Guaramirim, Jiuvani Assing, a tecnologia premiada permite reduzir custos com papel, impressão e manutenção de arquivos. "Os servidores públicos acessam os documentos de forma mais rápida e eles não perdem tempo nem com a busca manual, que foi substituída por um localizador integrado ao sistema que funciona por meio de palavras-chave", explica.

O Sistema Municipal de Protocolo Digital funciona baseado na computação em nuvem, que mantém os dados armazenados em servidores com alto grau de segurança e os compartilham via internet.

Essa base, de acesso comum aos servidores municipais, facilita a troca de informações referentes às demandas dos cidadãos entre todos os órgãos da cidade, o que aumenta a transparência e permite acompanhar o andamento do trabalho e identificar onde o fluxo foi interrompido, no caso de atrasos.

O sistema foi desenvolvido pela IPM Sistemas, empresa catarinense especialista no desenvolvimento de plataformas baseadas em cloud computing para a gestão pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.