Obama teria ordenado ciberataques a sistemas de usinas nucleares do Irã, segundo jornal

0

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama teria ordenado, meses após ter assumido o mandato, que os ataques contra sistemas de computação de usinas nucleares no Irã fossem intensificados, de acordo com reportagem do New York Times desta sexta, 1º. Segundo jornal americano, Obama acelerou os ataques, iniciados no governo de George W. Bush, mesmo depois que o vírus, conhecido como Stuxnet, saiu acidentalmente das usinas nucleares iranianas e circulou na internet.

O Stuxnet, desenvolvido em conjunto pelos Estados Unidos e Israel, foi descoberto por empresas de segurança logo após o “vazamento acidental” do Irã. O New York Times afirma que houve uma reunião logo após o ocorrido na Casa Branca, com a presença de Joe Biden, vice-presidente dos EUA, e o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) na época, Leon Panetta, na qual consideraram que o esforço “havia sido fatalmente comprometido”.

Obama teria perguntado “devemos desligar essa coisa?”, segundo membros da segurança nacional presentes na sala. Ao ser avisado que ainda não estava claro o quanto os iranianos sabiam sobre o código do vírus e que ele ainda estava “causando estragos”, Obama teria decidido continuar o ataque cibernético.

De acordo com o jornal americano, nas semanas seguintes, a usina nuclear iraniana de Natanz foi atacada com uma nova versão do vírus e mais uma vez depois também. Na última série de ataques, poucas semanas depois de o Stuxnet ser detectado no mundo, cerca de mil a 5 mil centrífugas que enriquecem urânio foram paralisadas.

As informações foram obtidas pelo diário americano após 18 meses de entrevistas com ex-oficiais americanos, israelenses e europeus envolvidos na ação, além de outros especialistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.