Oracle perde ação envolvendo chip Itanium e terá de pagar US$ 3 bilhões à HP Enterprise

0

O júri do Tribunal Superior da Califórnia, em San Jose, deu ganho de causa à HP Enterprise na ação na qual acusava a Oracle de ter violado uma obrigação contratual e agir de má-fé quando anunciou em 2011 que iria deixar de desenvolver novas versões de seu banco de dados e outros softwares para sistemas baseados no chip Itanium, da Intel.

Com a sentença, proferida na quinta-feira, 30 de junho, após cinco semanas de julgamento, a Oracle terá de pagar à fabricante de computadores US$ 3 bilhões por perdas e danos. O júri acatou o argumento dos advogados da HP Enterprise de que a Oracle violou um contrato entre as empresas, com a intenção de prejudicar as vendas de servidores baseados no chip da Intel para processamento pesado de dados

HP Enterprise, que fabrica servidores e outros hardwares para data centers, foi criada no ano passado a partir da cisão (spinoff) do negócio de computadores pessoais e impressoras da unidade de hardware e serviços corporativos, se dividindo em duas companhias.

Em uma ação ajuizada no Tribunal Federal de Justiça, no condado de Santa Clara, a HP também alegava que a Oracle violou os termos de um acordo quando contratou ex-CEO da HP, Mark Hurd como copresidente, logo após sua expulsão por o conselho da HP no final de 2010. A HP processou a Oracle, alegando que Hurd detinha informações privilegiadas. As empresas chegaram a um acordo várias semanas mais tarde.

"A decisão da Oracle de interromper o desenvolvimento do software de banco de dados para servidores Itanium, em março de 2011, foi uma clara violação ao contrato, o que causou graves danos à HP e aos nossos clientes", disse John Schultz, vice-presidente executivo da HP Enterprise, conselheiro geral e secretário corporativo. Ele observou que a Oracle havia entrado no mercado de servidores através da compra de Sun Microsystems, por isso tinha a intenção de prejudicar a empresa.

A Oracle negou irregularidades. Larry Ellison, seu presidente, declarou que a empresa tomou a decisão de suspender o suporte ao Itanium porque a Intel tinha decidido parar de produzir o chip — afirmação negada pela Intel. Depois de um decisão judicial anterior do caso, a Oracle retomou o desenvolvimento do seu banco de dados para Itanium.

O veredito coroa um processo que foi retomado no fim de maio e impõe a segunda derrota judicial à Oracle. Com agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.