Empresas de informática foram as que mais investiram em inovação, diz IBGE

0

As empresas de pesquisa e desenvolvimento foram as que apresentaram a maior taxa de inovação entre as 33 atividades industriais e quatro segmentos de serviços analisados pela Pesquisa de Inovação Tecnológica, divulgada na terça-feira (31/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto a indústria investiu em média 2,8% do seu faturamento em inovação, em 2005, empresas de serviços de alta tecnologia nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, telecomunicações e informática empregaram em média 5,9% da sua receita para essa finalidade.

O segmento que mais se beneficiou dos incentivos do governo para a inovação ? como a Lei de Informática, a Lei de Pesquisa e Desenvolvimento e financiamentos para a compra de máquinas e equipamentos ? foi o composto por 42 instituições ligadas à administração pública e entidades sem fins lucrativos. Cerca de 90% delas receberam apoio governamental

Na área de informática, a taxa de inovação ficou em 68,9% das cerca de 3,8 mil empresas pesquisadas, com investimento médio de 5,9% da receita. Nas que trabalham com consultoria de software, a taxa de inovação chegou a 77,9% no ano passado.

Já para a área de telecomunicações, a taxa média do faturamento empregada em inovação ficou em 3,3%, destinada principalmente para obter mais rapidez nas conexões, aumentar as possibilidades da convergência entre tecnologias e criar dispositivos de comunicação mais flexíveis. Das 393 empresas pesquisadas, cerca de 45,9% apresentaram algum tipo de inovação em 2005.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.