Mercado GED deve crescer 30,9% no biênio 2007-2008, aponta pesquisa

0

Pesquisa realizada no ano passado pela Association for Information and Image Management (AIIM) revela que 89% dos executivos entrevistados acreditam que o gerenciamento eletrônico de documentos (GED) é importante para os objetivos estratégicos de suas empresas. Realizado em nove países, incluindo o Brasil, o levantamento mostrou que 72% dos executivos brasileiros acham importante o uso dessa tecnologia.

A pesquisa ouviu 1.217 executivos dos Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Holanda, Alemanha, Brasil, Canadá, Bélgica e Luxemburgo. Ele foi feita online e teve 15 perguntas, sendo que algumas questões permitiam mais de uma opção. No Brasil, onde a AIIM contou com a colaboração do Cenadem-Centro Nacional de Desenvolvimento do Gerenciamento da Informação, 567 pessoas acessaram a pesquisa, sendo que foram consideradas respostas completas de 250 respondentes.

Os aspectos mais interessantes dessa pesquisa, no Brasil, foram que os projetos de TI que mais interessam entre os próximos 12 a 18 meses são controle de documentos (66%) e gestão documental (64%). Além disso, 74% citam a tecnologia de GED como foco dos projetos, seguida por gerenciamento de conteúdo web, com 54%, workflow e BPM, com 53%.

Sobre investimentos nessas tecnologias, foram consideradas 173 respostas, que, juntas, perfazem US$ 54,4 milhões. O número é apenas uma amostra. De acordo com especialistas e profissionais do mercado de GED, considerando usuários e fornecedores, há no Brasil aproximadamente 2,5 mil empresas usuárias da tecnologia. Muito embora os valores sejam estimados, acredita-se que o mercado brasileiro de GED movimente RS$ 250 milhões.

O Cenadem realiza, anualmente, uma outra pesquisa que mede a intenção de uso do GED e suas tecnologias relacionadas. Durante a Infoimagem-2006, que aconteceu em setembro, em São Paulo, a entidade realizou a 13ª pesquisa, que indicou que o mercado brasileiro de GED crescerá 30,9% ao ano no biênio 2007-2008.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.