Micro e pequenas empresas ganham sistema informações comerciais

0

A partir desta sexta-feira (1/9), as micro e pequenas empresas de todo o país passam a contar com um novo serviço de informações sobre o comportamento comercial de seus clientes para concessão de crédito, lançado pela Confederação Nacional do Comércio.

Segundo o vice-presidente administrativo da entidade, Flávio Sabbadini, o novo produto deve beneficiar 5 milhões de comerciantes em todo o Brasil. ?O sistema vai garantir transações comerciais mais seguras, porque traz uma série de informações sobre o histórico do cliente de maneira rápida. Com isso, esperamos ter redução das taxas de inadimplência e aumento da lucratividade.?

O novo sistema permite obter informações, através de um terminal de computador, sobre a existência de cheques sem fundo, sustados ou protestados e, ainda, sobre títulos vencidos e não pagos pelo cliente. Sabaddini explicou que o serviço beneficiará, principalmente, empresas de menor porte, porque os custos são mais baixos que os de produtos semelhantes já disponíveis no mercado. Quem quiser contratar o sistema, paga apenas uma taxa inicial. Não são cobradas mensalidades nem taxas de manutenção.

O microempresário do ramo de autopeças Eli de Freitas diz que, quanto mais informação sobre o cliente, melhor. ?Esse tipo de consulta ajuda principalmente os pequenos e micro empresários, porque facilita e agiliza o recebimento de cheques e a abertura de crediários. É bom tanto para nós, como para o cliente, já que fica mais rápido fechar negócio?, avaliou. ?Temos mais garantia de que não vamos levar calote.?

De acordo dados divulgados há duas semanas pela Serasa, a inadimplência dos consumidores brasileiros teve alta de 16,3% em julho em relação ao mesmo mês de 2005.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.