HSPA ganha mais de 115 milhões de assinantes na AL, diz estudo

0

Nos últimos 12 meses, a tecnologia de 3G HSPA (High-Speed Packet Access) ganhou mais de 115 milhões de assinantes na América Latina, incluindo o Brasil, o que representa uma participação de mercado de 67%, de acordo com uma pesquisa encomendada à Informa Telecoms & Media pela 3G Americas, organização criada para promover a implementação da tecnologia GSM, inclusive a LTE (long-term evolution), evolução das redes 3G atuais.

De acordo com a empresa de pesquisa, em 30 de junho foram registrados 3,2 bilhões de assinaturas de serviços sem fio HSPA em todo o mundo. Atualmente, são registrados mais de 1 milhão de novas assinaturas por dia da família GSM de tecnologias.

A previsão da Informa Telecoms & Media é de esse número chegue a cerca de meio bilhão até o fim de 2009, um volume que deve passar o marco de 1 bilhão em 2012. O número total de conexões GSM/HSPA deve atingir um pouco mais de 3,9 bilhões até o fim do ano que vem 2009, de acordo com as previsões da consultoria.

As operadoras GSM na América do Norte, Sul e Central continuam evoluindo as suas redes para a UMTS/HSPA. Hoje, são 29 redes comerciais UMTS/HSPA nas Américas (16 países), número que deve crescer nas economias do ecossistema global da tecnologia GSM para 231 redes no mundo inteiro e a disponibilidade de mais de 700 terminais UMTS/HSPA.

Segundo o levantamento, nas Américas, a GSM/HSPA atraiu um total de 115,4 milhões de assinaturas entre junho do ano passado e junho de 2008, que incluem 8,5 milhões de assinaturas 3G. As redes GSM/HSPA registraram um total de 472 milhões de assinantes nas Américas no fim do primeiro semestre de 2008 – quase meio bilhão de assinaturas.

O relatório da Informa Telecoms & Media diz que o número de assinaturas na América Latina continua crescendo significativamente, com a penetração de todas as tecnologias sem fio atingindo 72% no primeiro semestre. Essa penetração foi gerada principalmente pelo crescimento da família GSM de tecnologias, com praticamente 354 milhões de assinaturas e 85% de participação de mercado.

Ainda de acordo com a empresa de pesquisa, as assinaturas CDMA continuam caindo, registrando 48 milhões no primeiro semestre de 2008, abaixo das 59 milhões de assinaturas no mesmo período de 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.