Em outros mercados, transparência foi adotada no lugar de metas, diz PwC

0

Estudo encomendado pelo SindiTelebrasil para a consultoria Price WaterhouseCoopers mostra que os países que adotaram medidas para melhorar a qualidade da banda larga o fizeram através de estímulo à transparência e publicidade clara das ofertas. O estudo pesquisou a situação de 10 países e apenas a Índia o órgão regulador optou por impor metas de velocidade e qualidade. "A dificuldade para os reguladores é conseguir antever os avanços tecnológicos que vão influenciar a qualidade da banda larga", afirma Maurício Giusti, sócio da PwC.
O executivo apresentou mais detalhadamente o estudo de caso de quatro países, Reino Unido, Nova Zelândia, EUA e Índia. No Reino Unido, a Ofcom introduziu um código de conduta que pode ser aderido voluntariamente pelos provedores. Os que aderem podem ter a velocidade medida pelos clientes que depois é tornada pública e também devem seguir regras sobre a publicidade das ofertas. Na Nova Zelândia, o regulador adotou um modelo parecido, porém o resultado das medições é consolidado em um relatório em que alguns parâmetros são comparados com o objetivo do órgão regulador e outros com os dados do ano anterior. Nos EUA, até o momento, não há metas a serem atingidas mas foi contratada uma empresa para realizar medições, a SamKnows. De acordo com a Price, assim como a Ofcom, a FCC tem demostrado que o aumento da transparência é seu maior objetivo.
O única caso apresentado que não surtiu os efeitos desejados foi o da Índia. O órgão regulador daquele país definiu 18 parâmetros de medição que devem atingir padrões mínimos. O problema é que sistematicamente os provedores não atingem esses padrões e não são sujeitos a sanções.
Segundo Giusti, nenhum dos dez países pesquisados está, neste momento, monitorando a banda larga móvel. "A banda larga móvel é muito recente, ainda nem está sendo debatida. Mas o racional, mais uma vez, é a autoregulação", diz ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.