IPO do Alibaba na Bolsa de Nova York deve ocorrer no dia 18 ou 19 deste mês

0

O gigante do comércio eletrônico chinês Alibaba Group Holding vai lançar suas ações na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) na semana de 8 setembro, o que significa que os papéis da empresa poderão começar a ser negociados no dia 18 ou 19 deste mês, afirmou uma pessoa a par do assunto ao The Wall Street Journal.

A aguardada oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) pode levantar mais de US$ 20 bilhões, tornando a operação a maior listagem de uma empresa de tecnologia nos Estados Unidos e uma das maiores do mundo.

A ideia do Alibaba, inicialmente, era realizar o IPO no final de agosto, mas mudou para setembro por causa das férias de verão, quando muitos investidores viajam, e também devido a necessidade de garantir a aprovação regulamentar para o negócio, segundo pessoas familiarizadas com o negócio. A empresa aguarda apenas o feedback da Securities and Exchange Commission (SEC), órgão americano correlato à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil, para fechar o calendário de lançamento das ações.

As conversações da empresa com o órgão regulador do mercado de capitais estão em curso, mas esse processo está previsto para encerrar na próxima semana, segundo a mesma fonte. A SEC deve aprovar os documentos da listagem antes de uma empresa lançar o IPO. A oferta começa com a empresa estabelecendo um preço para as ações, seguida por quase duas semanas de "roadshows", que envolvem reuniões com grandes grupos de investidores na Ásia, Europa e nos EUA. O roadshow está previsto para começar em Hong Kong, disseram pessoas familiarizadas com o negócio.

As ações serão listadas na Bolsa de Nova York sob o símbolo "baba" (NYSE BABA).

Se a oferta do Alibaba ocorrer realmente no dia 18 ou 19 de setembro, terão completados cerca de quatro meses desde o depósito inicial até a aprovação regulatória. Até agora, o Alibaba atualizou seu prospecto de IPO cinco vezes. No período de 2007 a 2-13, o tempo médio para realização de um IPO nos EUA foi de pouco menos de quatro meses, a partir de primeiro depósito à aprovação regulamentar, de acordo com um estudo realizado pela empresa de advocacia Wilmer Cutler Pickering Hale & Dorr. Alguns negócios, mesmo os menores, podem levar quase um ano para ser concluídos.

Informações adicionais

O Alibaba fez algumas de suas atualizações em resposta a pedidos do órgão regulador e de investidores. As mudanças incluíram informações adicionais sobre sua estrutura societária, que conta com um grupo de parceiros que têm a capacidade de indicar a maioria do Conselho de Administração da empresa. No processo de divulgação, o Alibaba revelou os nomes dos seus 27 parceiros, que inclui o fundador e presidente-executivo Jack Ma. Esses parceiros, em conjunto, detém cerca de 15% do capital da empresa. O maior acionista do Alibaba é o conglomerado de telecomunicações e internet japonês SoftBank, seguido pelo Yahoo.

O Alibaba também publicou mais detalhes sobre empresa de pagamentos Alipay, afiliada do grupo. No início desta semana, ele divulgou um relatório com o lucro do segundo trimestre, que continha detalhes adicionais sobre as vendas a partir de dispositivos móveis. Investidores disseram que iriam se concentrar na análise se o Alibaba será capaz de dominar o e-commerce através de smartphones e tablets, e quanto dinheiro é gasto para aumentar a participação no mercado móvel.

A empresa também está tendo de lidar com outros assuntos como preparação ao negócio. Recentemente o Alibaba e o Yahoo concordaram em reduzir o número de ações do Yahoo, que será obrigado a vendê-las no IPO. A empresa teve de quebrar a resistência de pequenos acionistas — incluindo empregados, fundos de hedge que compraram participações de funcionários e empresas que o Alibaba adquiriu com parte do pagamento em ações — para que vendam suas ações no IPO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.