SulAmérica investe R$ 13 milhões na reestruturação da governança de TI e colhe resultados

0

A SulAmérica pretende iniciar um novo ciclo de expansão, que prevê a realização de um grande número de projetos até o fim deste ano. E para garantir que o volume de sistemas permaneça no ar após a implementação desses projetos, a seguradora reestruturou sua governança de TI, que envolve um conjunto de competências e habilidades estratégicas, responsável pelo planejamento, controle e monitoramento de todos os processos tecnológicos da organização. O investimento parcial da companhia nessa área, desde o início do ano passado, foi de R$ 13 milhões.

Para atingir os objetivos estabelecidos, a SulAmérica reforçou a equipe de TI e criou departamento designado exclusivamente à entrega de novos projetos. Há também dentro da companhia um escritório de gestão bastante atuante na administração do portfólio de produtos e serviços, e que definiu nova metodologia para atender às necessidades de gerenciamento, padronização, indicadores, formatação e profissionais que devem ser requisitados para a iniciação de cada projeto.

A SulAmérica também aprimorou a infraestrutura responsável por manter funcionando os sistemas gerais, como os portais de internet, a emissão de apólices e o pagamento de sinistros. Para otimizar e organizar todos esses processos, a equipe de TI agora utiliza ferramenta de gerenciamento do ciclo de vida de desenvolvimento das aplicações, conhecida em inglês pela sigla ALM. Essa plataforma automatiza a coleta das necessidades do negócio para a origem de novo sistema e também dá suporte à produção e implantação do plano.

Como efeitos dessa reformulação, a companhia já consegue identificar ganhos obtidos desde que a nova governança de TI foi definida e passou a ser executada, há cerca de um ano e meio. "Já percebemos que o percentual de projetos entregues no prazo, dentro do custo de planejamento e sem comprometer a qualidade de produtos ou serviços, aumentou bastante de um ano para cá", diz o diretor de tecnologia da informação, Cristiano Barbieri.

Outro benefício apontado por ele foi a maior integração das operações da área, que fez com que colaboradores da SulAmérica e fornecedores da companhia pudessem trabalhar de forma simétrica. Barbieri acrescenta que, além do ALM, a seguradora também utiliza o CA Clarity para com gestão de portfólio e gestão de projetos.

A SulAmérica é uma das maiores seguradoras do país. No primeiro semestre deste ano, a companhia registrou receita de R$ 8,2 bilhões e lucro de R$ 134,3 milhões. Fundada em 1895, ela atua em várias linhas de seguros, como saúde e odontológico, de automóvel, além de previdência privada, investimentos e capitalização, e tem mais de 7 milhões de clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.