Google melhora proposta de mudança nos resultados de buscas e UE encerra investigação

0

Quase três semanas depois de a Comissão Europeia notificar o Google sobre o encerramento da investigação antitruste pela qual o gigante das buscas passa há mais de dois anos, o chefe do órgão regulador da União Europeia, Joaquín Almunia, sinalizou que as novas propostas de  mudança nos resultados de buscas enviadas pela companhia vão ao encontro das exigências do bloco econômico.

Acusado de favorecer propositalmente seus serviços nos resultados de buscas — como YouTube para vídeos e Blogger para blogs, entre outros — o Google já havia enviado sugestões em abril deste ano, mas a Comissão Europeia cobrou resoluções mais efetivas, principalmente após sites rivais europeus do gigante das buscas alegarem que as propostas enviadas eram fracas demais para corrigir o desequilíbrio no mercado de buscas na internet.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, nesta terça-feira, 1º, Almunia declarou que o novo conjunto de compromissos da empresa para responder às acusações de irregularidades foi melhorado. "Negociamos melhorias até ontem. A nova proposta aborda de forma mais adequada a necessidade de compromissos para ser capaz de cobrir os desenvolvimentos futuros", afirmou o comissário.

Almunia disse ainda que a investigação foi difícil e complexa, pois, pela primeira vez, a comissão teve de examinar o mercado de buscas online, setor que muda rapidamente. "Chegamos a um momento-chave neste caso", disse. "Agora, com as melhorias significativas na mesa, eu acho que temos a possibilidade de trabalhar novamente e procurar encontrar uma solução eficaz. Vamos trabalhar com o Google nas próximas semanas para finalizar a elaboração precisa do texto de compromisso proposto."

Entre os compromissos assumidos pela empresa, está a possibilidade de sites rivais de determinadas verticais de negócios, tais como de compras e mapas, aparecerem nos resultados de buscas do Google com seu logo e texto explicativo, com a posição nos resultados sendo exibida por meio de um sistema de leilão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.