Senado discutirá projeto que trata de resíduos sólidos

0

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado, Renato Casagrande (PSB-ES), anunciou nesta terça-feira, 1º, a criação de um grupo de trabalho, que funcionará no âmbito do colegiado, para examinar em profundidade a chamada Política Nacional de Resíduos Sólidos, em análise na Câmara dos Deputados.
A ideia, segundo Casagrande, é antecipar o debate da matéria, considerada por ele como altamente relevante para o desenvolvimento sustentável do país antes mesmo que o projeto chegue para análise no colegiado. Desta forma, diz ele, os senadores estariam familiarizados com o teor da proposta.
Encaminhada ao Congresso Nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a proposta (PL 1991/07) determina que os geradores de resíduos sólidos – como fabricantes de equipamentos de informática – terão de adotar medidas de compensação ambiental e serão obrigados a promover ações de reciclagem que gerem renda para os catadores de lixo. A queima a céu aberto e o enterro direto de lixo sem precauções especiais serão proibidos.
O anúncio da criação do grupo de trabalho foi feito após dois empresários japoneses ligados ao ramo de reciclagem de automóveis – Norihiko Kondo e Kenichi Tsugumi – terem alertado no colegiado sobre a necessidade de o Brasil ter uma legislação própria que trate da reciclagem de carrocerias e peças de veículos, a exemplo do que já ocorre em vários países. As informações são da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.