Brasil e França firmam acordos de cooperação tecnológica

0

Os governos do Brasil e da França firmaram nesta sexta-feira (2/2) três acordos para aumentar o nível de cooperação tecnológica. Um dos convênios se destina à pesquisa de novos materiais, a partir do átomo, conhecida como nanotecnologia, muito utilizada na medicina eletrônica, informática, física, química, biologia, semicondutores e chips eletrônicos, dentre outros.

O acordo foi assinado pela ministra de Comércio Exterior da França, Christine Lagarde, e pelo ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mário Mugnaini. Os ministros referendaram ainda os protocolos de cooperação em promoção comercial, com participação da Apex-Brasil, agência de promoção de exportações, e também de propriedade industrial.

Além da discussão de temas para incrementar o comércio bilateral, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), Mugnaini destacou o interesse brasileiro no desenvolvimento de biocombustíveis e na colaboração com a França para apresentação da tecnologia flex-fuel, desenvolvida no Brasil, que permite aos veículos utilizarem gasolina, álcool, ou mistura dos dois.

"Queremos estimular pesquisas conjuntas e desenvolver tecnologia de ponta para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas do Brasil e da França, além de promover a cultura da propriedade industrial e incentivar a proteção das indicações geográficas e denominações de origem", afirmou Mugnaini.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.