TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Dell é acusada de fraude contábil durante parceria com a Intel

Postado em: 02/02/2007, às 19:04 por Redação

Um dia após ter reassumido a presidência-executiva da Dell, Michael Dell foi surpreendido com a notícia de que um grupo de investidores iniciou um processo contra a companhia, sob a acusação de manipulação contábil.

Os acionistas responsabilizam a empresa de ter inflado os lucros durante o período em que a empresa manteve uma parceria com a fabricante de chips Intel. Na ação, eles alegam que a Dell não teria contabilizado US$ 1 bilhão por ano pagos pela Intel para que não usasse outras marcas de microprocessadores.

Segundo reportagem do The Wall Street Journal desta sexta-feira (2/2), a Dell teria inchado os balanços trimestrais em centenas de milhares de dólares, aproveitando-se dos descontos concedidos pela fabricante de chips. O jornal americano diz que 16 pessoas foram citadas nominalmente no processo protocolado na corte distrital de Austin, no Texas. Entre elas, o próprio Michael Dell e o ex-presidente-executivo Kevin Rollins, cuja demissão foi anunciada na quinta-feira (1/2).

Os investidores alegam, ainda, que não foram informados sobre os problemas na contabilidade da companhia, bem com da queda na qualidade e prestação de serviços ao consumidor.

A Dell não quis comentar o caso, enquanto a Intel, também citada na ação, negou veementemente as acusações, adiantando que vai tomar providências para se defender. Outra companhia citada no processo é a PricewaterhouseCoopers, responsável pela contabilidade da Dell.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top