Anatel adia por 45 dias decisão sobre desbloqueio

0

O consumidor terá que aguardar mais 45 dias, ao menos, para saber qual a opinião final da Anatel sobre o desbloqueio de aparelhos celulares. O presidente da agência reguladora, embaixador Ronaldo Sardenberg, pediu nesta terça-feira, 2, mais um mês e meio para analisar melhor o processo gerado por uma provocação da Oi sobre a legitimidade do desbloqueio. A relatora do caso, conselheira Emília Ribeiro já propôs a edição de uma súmula esclarecendo este item do Regulamento do Serviço Móvel Pessoal (SMP) e resguardando o direito do consumidor de retirar o bloqueio sem ser punido pela operadora.
A necessidade de um esclarecimento sobre o assunto foi gerada porque o regulamento do serviço autoriza que as empresas efetuem o bloqueio quando os aparelhos forem vendidos com subsídio, apesar de assegurar o direito dos clientes de desbloquearem seus equipamentos. Por conta dessa combinação de regras, algumas empresas interpretam que o desbloqueio de um aparelho subsidiado pode ser entendido como quebra de contrato. E, por isso, seria possível multar o cliente.
A proposta em análise no Conselho Diretor ainda assegura o direito da empresa de vender os celulares bloqueados como forma de garantir a recuperação dos recursos investidos como subsídio. No entanto, deixa claro que o consumidor não pode ser punido caso venha a desbloquear seu aparelho, mesmo que isso ocorra ainda dentro do período de fidelização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.