Faltam profissionais preparados para certificar segurança da informação

0

O Brasil conquistou 64,9 pontos, de um total de 100, em maturidade da segurança da informação e infraestrutura de TI corporativa, no estudo Level 3 Security Index, realizado pela IDC. O estudo avaliou as empresas sob vários ângulos, dentre eles o número de profissionais dedicados à segurança da informação e a contratação de serviços gerenciados de segurança.

De acordo com o levantamento, na média, as empresas no Brasil têm dois profissionais dedicados à segurança da informação.  E cerca de 57% das organizações já utilizam Serviços Gerenciados de Segurança (Managed Security Services – MSS) como resposta à falta de profissionais qualificados.

Mais de 61% das empresas acredita que apenas poucos profissionais estão plenamente qualificados ou que o nível de treinamento de suas equipes está abaixo do ideal para a utilização das ferramentas disponíveis.

Sobre os incidentes com falhas de segurança da informação, aproximadamente 25% das empresas não conseguem medir os impactos resultantes dos incidentes relacionados à segurança da informação. Apenas 42% delas alegam praticar e gerar métricas sobre o cumprimento de suas políticas de segurança da informação.

O relatório pesquisou quarto tópicos: Conscientização, Ferramental, Prevenção, Mitigação.
No item conscientização, o estudo mostrou que as grandes empresas têm maior dificuldade com a visibilidade dos problemas de segurança. E identificou que esta falta de visibilidade está relacionada à complexidade de seus ambientes e sistemas.

Em relação à conscientização na quantificação de ataques sofridos ou mitigados, 34% têm visibilidade completa; as outras 66% têm visibilidade parcial ou nenhuma.

Quando perguntadas sobre a mensuração do impacto de incidentes de segurança, 25,5% não sabem e 32% sabem apenas superficialmente, enquanto 42,2% podem detalhar o impacto em cada sistema ou nos sistemas críticos.

As ferramentas internas de tecnologia são a área de maior desafio para a segurança, de acordo com o levantamento. Isto deve-se ao fato de que a aquisição de ferramentas de tecnologia voltadas para segurança, em certa medida, estão ligadas à capacidade de investimento das empresas.

Quando perguntadas sobre políticas e padrões de segurança da informação estabelecidos e documentados, 28% diz que não possuem um cronograma definido para revisar e atualizá-los, enquanto 33% revisam e atualizam apenas uma vez ao ano.

O estudo mostra que as habilidades de comunicação e estrutura de ativação são, em muitos casos, informais e não estão bem documentadas. Quarenta e seis porcento das empresas não mantêm uma frequência na revisão de procedimentos de contingência e segurança.

Quando perguntadas sobre o grau de alinhamento em segurança da informação, no item "controles internos para detecção e prevenção de fraude são validados periodicamente", 41% consideram que isso é realidade em suas empresas, enquanto 59% dos participantes ainda consideram isso distante.

O estudo mostrou uma perspectiva mais proativa para a segurança da informação em 2017. Mais de 42% das empresas pesquisadas pretende aumentar seu orçamento de TI em 2017, em comparação a 2016. O modelo de Infraestrutura como um Serviço (IaaS) está ganhando tração não só em computação, mas também em armazenamento – um fator que aumenta as preocupações em relação à segurança e governança de informação.

Para aprimorar a maturidade geral da segurança da informação em empresas brasileiras, o estudo recomenda:

• Pensar em contratar serviços terceirizados e gerenciados.

• Investir em ferramentas que possibilitem melhor controle, visibilidade e automação para maximizar a eficiência da equipe de segurança da informação.

• Priorizar investimentos de acordo com a prioridade de cada ambiente, avaliação de riscos e impactos.

• Mostrar os benefícios da segurança da informação utilizando métricas bem definidas.

• Conduzir testes de segurança com mais frequência e com maior abrangência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.