Intel firma parceria com a taiwanesa TSMC para criar nova versão do Atom

0

Intel e a fabricante taiwanesa de chips TSMC firmaram acordo para o desenvolvimento e produção de uma versão de baixo custo do chip Atom, da gigante americana, para uso em uma ampla gama de eletrônicos de consumo. Com isso, a Intel amplia a sua utilização para além dos netbooks – computadores ultraportáteis de baixo custo – para tentar fazer frente ao aprofundamento da recessão no mercado de semicondutores.
O acordo representa uma grande mudança na estratégia da Intel, que sempre produziu os seus próprios microprocessadores e agora é obrigada a recorrer a parceiros, segundo analistas ouvidos pelo The Wall Street Journal. Para Hans Mosesmann, analista da Raymond James, a parceria poderá abrir novos mercados para Intel muito mais rapidamente do que ela poderia fazer por si só.
Mas a aliança também é vantajosa para a TSMC, que terá acesso aos novos chips que surgirão a partir da parceria e poderá baratear ainda mais os seus processadores para eletrônicos de consumo, que enfrentar uma forte retração no mercado mundial.
O acerto prevê a combinação dos circuitos do Atom, que hoje equipa a maioria dos netbooks no mercado, com o circuito de outros chips, criando uma nova arquitetura. A Intel já adiantou, contudo, que não irá transferir a sua tecnologia a TSMC. Ela apenas vai permitir que a TSMC use o Atom em dispositivos como telefones celulares, set-top boxes e câmeras. As duas empresas não quiseram divulgar metas, especificações e prazos para a chegada dos novos chips ao mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.