Entrega de laptops de projeto Piraí Digital ocorrerá até o fim do mês

0

Até o fim deste mês deve ser concluída a entrega dos laptops educacionais a todos os 6,2 mil alunos das escolas da rede pública da cidade de Piraí, na Baixada Fluminense. A distribuição gratuita dos PCs portáteis com conexão à internet aos estudantes amplia o programa de inclusão digital da cidade, batizado de Piraí Digital, que já oferece internet grátis a todas as escolas e em todos os prédios públicos. A rede cobre uma área de 520 quilômetros quadrados, praticamente todo o município, que tem cerca de 22 mil habitantes.
Além de experimentar o uso de computadores com acesso à internet na educação, Piraí está iniciando um projeto de tecnologia de informação na área da saúde. A Prefeitura está criando um banco de dados digital centralizado para unificar todo o serviço médico do município, que hoje é totalmente atendido pelo Programa Saúde da Família (PSF).
"Vemos como divisor de águas como tratar a tecnologia da informação em saúde, antes nossos sistemas eram todos fragmentados, não havia uma centralização de software", conta Marcio Souza Silvestre, gerente de TI da Secretaria da Saúde do município.
Com o novo sistema, cada agente do PSF insere de forma eletrônica todas as demandas das famílias que foram visitadas por eles. Os médicos estabelecem as prioridades de atendimento e o sistema organiza o agendamento das consultas. "O agente traz para o sistema o que as pessoas precisam. Se ela precisa de um agendamento, se o PSF não resolve, ele entra em contato com a Secretaria de Saúde do estado e encaminha esse paciente para São Paulo ou Rio de Janeiro, para atendimento de alta especialidade", disse Silvestre.
O sistema digital é usado ainda para arquivar exames realizados e diagnósticos. "Quando chega ao consultório, mesmo que o paciente não lembre, o médico saberá quais doenças e sintomas ele teve no passado", afirmou. A internet também está sendo utilizada no treinamento dos profissionais da saúde da cidade para apurar o diagnóstico de doenças ou escolher o melhor tratamento. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.