TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Oi faz acordo para adotar cloud privada da Oracle

Postado em: 02/04/2019, às 21:04 por Redação

A Oi anunciou acordo com a Oracle para implementar tecnologia de nuvem em seus datacenters. A iniciativa vai promover a transformação e a modernização dos sistemas de TI da operadora, com a atualização e consolidação de centenas de bancos de dados em uma cloud privada. Com a parceria, a Oi pretende reduzir significativamente custos operacionais de infraestrutura, energia e espaço físico e ampliar investimentos em outros pontos estratégicos da cadeia de operação dos seus serviços de telecomunicações. É a primeira vez que a Oracle adota este modelo de parceria no mundo.

O acordo é mais um avanço na estratégia de transformação operacional da companhia, que vem realizando parcerias com grandes fornecedores globais para modernizar sua operação e acelerar o processo de digitalização da empresa. Este ano, a Oi já havia anunciado contratos com fornecedores estratégicos para expansão da rede de fibra óptica residencial e do serviço 4,5G. "Estamos realizando mais um grande movimento estruturante, desta vez com foco na modernização da nossa TI, que é uma área essencial em negócios que requerem constante atualização tecnológica, como é o nosso caso", afirma Eurico Teles, presidente da Oi.

A Oi está presente em todo o território brasileiro, com um amplo portfólio de serviços de telecomunicações e quase 60 milhões de clientes de variados perfis de consumo, tanto no varejo quanto no mercado corporativo. Para garantir esse atendimento, a operadora dispõe de uma estrutura de TI das mais complexas do Brasil, que mantém centenas de sistemas em operação 24 horas por dia, sete dias por semana. A otimização e a simplificação dessa operação é um grande desafio para a companhia se diferenciar num mercado extremamente competitivo e em constante evolução tecnológica. Ao trazer a tecnologia da nuvem da Oracle para dentro dos datacenters da Oi, a parceria vai otimizar e simplificar a gestão de petabytes de dados e bilhões de transações processadas por dia nos sistemas da Oi, além de permitir a escalabilidade dos sistemas conforme a demanda do negócio.

A tecnologia de nuvem da Oracle, que é referência no mundo, automatiza a operação do que até então estava distribuído em centenas de servidores da Oi, ao mesmo tempo em que otimiza e aplica as últimas inovações em segurança. A migração dos sistemas da Oi para a nuvem da Oracle é uma das maiores já realizadas na América Latina e está prevista para ser concluída em até cinco anos.

"Com a parceria, a Oracle reforça ainda mais a importância da relação com a Oi apoiando constantemente a empresa rumo à transformação digital. A iniciativa conjunta concretiza a missão da Oracle de transformar o mundo por meio da inovação, além de levar serviços inovadores para os clientes da operadora", completa Rodrigo Galvão, presidente da Oracle do Brasil.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial