Ciab dará destaque a produtos para portadores de deficiência

0

Fornecedores de soluções de automação bancária vão apresentar na próxima edição do Ciab? Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, prevista para ocorrer entre os dias 21 e 23 de junho, em São Paulo, equipamentos bancários para pessoas com necessidades especiais.

As empresas estão de olho em um universo de pessoas (24,6 milhões) que corresponde a 14,5% da população brasileira, segundo o IBGE. Entre eles figuram deficientes visuais e auditivos, além de portadores de deficiência física e mental.

Esse é um mercado que os fabricantes consideram grande consumidor de seus produtos especiais. Alguns deles já estão fechando contratos para o fornecimento de equipamentos. É o caso, por exemplo, da Perto, contratada apela Caixa Econômica Federal para entregar 4.960 equipamentos da linha Terminal Perto Múltiplas Funções Universal. Esse total corresponde a 20% do parque de máquinas da Caixa.

Essa linha, que será apresentada pela empresa durante o Ciab, é adequada às normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Possui entrada para fone de ouvido (com ajuste para volume) e pictogramas (símbolos) em alto relevo, que indica ao usuário o local para inserção do cartão, onde fica a saída de dinheiro, onde fica a tecla ?cancela? etc. Além disso, é equipado com dispositivo que dispensa cédulas e aceita de envelopes.

A Itautec vai apresentar a linha de ATM PNE, terminal eletrônico com altura de 80 centímetros a 120 centímetros, para facilitar o acesso de deficientes físicos e usuários de cadeiras de rodas. Para os portadores de deficiência visual, o equipamento oferece etiquetas em braile, marcadores para orientação no teclado e recurso de mensagens sonoras.

A belgo-americana Vasco Data Security mostrará o token Digipass 300 Comfort Voice, que torna possível o acesso de portadores de deficiência visual ao serviço e-banking. Já a NCR apresentará os terminais Persona67 e Persona68, dotados de leitor de código de barras, cofre e tecla colorida de 15 polegadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.