Congresso debate futuro dos institutos de pesquisa no Brasil

0

O futuro dos institutos de pesquisas do Brasil será tema de um congresso que a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa e Tecnologia (Abipti) promove entre os dias 3 e 5 de maio, em Campinas, com a participação do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

O evento, que terá como tema central ?Competitividade e Riqueza Nacional: o Futuro das Instituições de Pesquisa no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação?, pretende reunir cerca de 500 representantes das instituições de pesquisa filiadas à Abipti.

A programação inclui uma mesa-redonda para debater, entre outros pontos, a necessidade de o setor privado aumentar os investimentos na área de ciência e tecnologia. O Brasil investe, hoje, cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) em ciência e tecnologia, mas apenas uma pequena parcela vem das empresas. Para isso é preciso que os institutos de pesquisa adotem um modelo que melhore a parceria com o setor produtivo. Nesse aspecto, o Estado brasileiro precisa ser um agente facilitador dessa interação, avalia Luís Fernando Madi, presidente da Abipti.

Durante o congresso será lançado o Portal Inovação, ferramenta que pretende aproximar empresas e pesquisadores e incentivar a inovação nos diferentes setores da economia brasileira.

Com o objetivo de estimular a apresentação de trabalhos relacionados à gestão da inovação tecnológica, serão apresentados mais de 100 estudos acadêmicos, resultantes de monografias, dissertações, teses e relatos de experiências ou projetos executados por pesquisadores de universidades e instituto de pesquisa em diversos temas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.