Cetip desenvolve plataforma para avaliação e financiamento de imóveis

0

Conhecida pela sua participação na elaboração do Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB) e pelo processamento de milhões de DOCs e TEDs do sistema bancário nacional, a Cetip está investindo agora na criação de novos produtos para o mercado de financiamento de veículos e imobiliário.

Ela já é a operadora do Sistema Nacional de Gravames (SNG), plataforma B2B que integra a maior base nacional de informações sobre financiamentos de veículos, que trabalha para todas as operadoras de crédito, bancos e consórcios, mercado que contabiliza cerca de 7 milhões de financiamento de veículos por ano.

Segundo Mauro Negrete, diretor executivo de operações e tecnologia, apesar de existir cerca 5 mil operadores de financiamento de veículos no Brasil, apenas 40 empresas movimentam a maioria de transações, que chegam a 30 mil operações diárias, o que significa 2 milhões de transações ao dia.

O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas, pois reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos (carros, motos e caminhões) dados como garantia em operações de crédito em todo o país. A compensação das transações é realizada de modo transacional, host to host, com os computadores dos bancos, através da rede das operadoras de telecomunicações, mas com gerenciamento da própria Cetip, o que garante a segurança do que é transacionado.

Com base nessa experiência, a Cetip está ampliando a gama de serviços para o segmento de veículos em duas iniciativas. A primeira, voltado para o back office, oferece aos bancos uma plataforma para auxiliar na gestão dos processos complementares ao financiamento, para que outras áreas dos bancos possam acessar as operações realizadas.

A outra é voltada para facilitar o financiamento fora da agência, com o objetivo de ajudar o mercado na elaboração de financiamento de forma remota, através de dispositivos móveis, em vendas externas, como em lojas e feirões de automóveis, por exemplo.

Negrete explica que essa nova solução facilita a formalização da operação no ponto de venda, onde através de um dispositivo Android ou iOS, podem ser consultados todos os dados do veiculo e do crédito do comprador, tirar fotos do mesmo, fazer georeferenciamento, fazer leituras com OCR, etc. "Já temos um projeto piloto com 20 lojas e estamos expandidos para 50 até o meio do ano", explica, acrescentando que o mercado de financiamento de veículos representa hoje 28% da oferta de todo o crédito do varejo brasileiro, que exige segurança, garantia e capilaridade para atendimento ao mercado.

Um subproduto do serviço do SNG explorado pela Cetip são informações para as áreas de "business intelligence" das companhias, uma vez que os dados agregados permitem cruzamentos analíticos. Por exemplo, dos 1,53 milhão de veículos financiados no primeiro trimestre de 2014, 744 mil foram unidades zero quilometro e 781 mil usadas, crescimento de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo que o Gol foi o veiculo mais financiado nas duas categorias no primeiro trimestre de 2014. "O serviço permite uma infinidade de cruzamentos, como tipo, modelo, preço, local de venda, etc.", ressalta Negrete.

Imobiliária

Com base nessa expertise, a Cetip lançou a Plataforma Imobiliária – Gestão de Garantias, uma solução que permite o processamento e envio eletrônico de dados de imóveis entre as instituições que farão o financiamento desses bens e os avaliadores. A plataforma contribuirá para padronizar as informações sobre as características dos imóveis, reduzir o tempo de fechamento dos negócios e diminuir o custo da avaliação e dessa forma acelerar a liberação do crédito.

O Itaú foi o primeiro banco a contratar o serviço dessa plataforma que atende as agências bancárias e imobiliárias parcerias. "A plataforma digitaliza a documentação de acordo com as normas cartoriais. Ela facilita ainda registrar toda a 'vida' do imóvel, pois é comum proprietários fazerem modificações sem que as mesmas sejam documentadas, o que dificulta trabalhar com dados padronizados e na tarefa de avaliação dos mesmos", diz.

A solução adotada foi adaptada do software norte-americano da FNC, que processa 450 mil contratos por mês, que detém 70% do mercado daquele país. "Temos uma oportunidade muito relevante para crescer nesse segmento, pois para se ter uma ideia, o volume de financiamento de imóveis nos Estados Unidos representa 45% do PIB, no Brasil estamos entre 7% e 8% apenas", enfatiza.

O desenvolvimento de software e operações dessa área de TI da Cetip são internos, realizados por 145 profissionais, divididos igualmente nas duas áreas. Tem um data center na região da av. Paulista e outro de contingência em Alphaville. "Adotamos praticamente com todas as soluções de segurança da informação do mercado e operamos com equipamentos das principais marcas, como IBM, HP e EMC, na modalidade 24×7", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.