Secretaria Municipal da Fazenda de SP integra departamentos com fibra ótica

0

Inaugurada em fevereiro nas instalações do histórico Edifício Othon, no centro da capital paulista, a nova sede da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo abriga uma infraestrutura de comunicação moderna e avançada, preparada para dar suporte às atividades do órgão. Ela conta com o cabeamento Furukawa, que atende às diversas aplicações em transmissão de dados, voz e imagens da Secretaria.

"Tecnologia é fundamental para a eficiência administrativa e a gestão do orçamento da cidade de São Paulo, que é da ordem de R$ 50 bilhões por ano", afirma Luciano Felipe de Paula Capato, coordenador de TI da Secretaria Municipal da Fazenda. "Por isso, adotamos uma rede com o que há de mais atual do ponto de vista tecnológico", acrescenta.

Como o prédio, originalmente, era de um hotel – o luxuoso Othon Palace Hotel, que funcionou entre 1954 e 2008 -, foi preciso realizar reformas e adaptações para o uso administrativo. Um moderno data center, com cerca de 140 metros quadrados de área, foi instalado em um dos dois subsolos do edifício – que tem mais 25 andares.

O coordenador de TI explica que, para conectar o data center a cada um dos andares, foi implantada uma estrutura de cabeamento vertical em fibra óptica fornecida pela Furukawa – por intermédio da Tuigo Instalações e Tecnologia da Informação, integradora responsável pelo projeto e instalação na Secretaria da Fazenda. Nos andares, uma estrutura horizontal de cabeamento estruturado, também da Furukawa, faz a distribuição da conexão para os diversos pontos de rede.

Por enquanto, a Secretaria ocupa os espaços até o 10.º andar do prédio (a mudança está sendo feita por etapas). Segundo Marcos Antonio de Oliveira, diretor da Tuigo, quando a implantação estiver completa, estarão disponíveis cerca de 2.050 pontos de rede para atender os postos de trabalho (serão 1.500 servidores aproximadamente), salas de reuniões, auditórios e outros ambientes.

O backbone óptico, que interliga o data center às salas técnicas em cada andar, utiliza conexão em fibra óptica a 10 Gb/s. "Essa infraestrutura dará suporte a todas as aplicações que envolvem transmissão de dados, acesso a sistemas e consultas a bancos de dados e à internet", conclui Marcos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.