Autoridade Certificadora gaúcha será modelo para outros estados

0

O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, se reuniu na semana passada com a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, para tratar do projeto da Autoridade Certificadora do Rio Grande do Sul (AC-RS). Segundo ele, o projeto gaúcho será um primeiro passo para a implantação do governo eletrônico naquele estado. No país, a proposta é a mais avançada em termos de iniciativas estaduais e servirá de modelo para as demais unidades da federação. Para sua implementação, contará com recursos da União, por meio de convênio com o Instituto, uma autarquia vinculada à Casa Civil do governo federal.

"O governo eletrônico é uma das prioridades da nossa gestão, previsto no plano de governo. A vinda do presidente do Instituto ao estado é muito importante para darmos rápido andamento ao projeto", afirmou a governadora. O objetivo de criar uma autoridade certificadora no Rio Grande do Sul é dar autonomia ao estado na área de certificação digital, uma espécie de identificação eletrônica, ferramenta indispensável na desburocratização das ações de governo e que garante validade jurídica nas transações eletrônicas.

Alguns procedimentos que já ocorrem com certificação digital como, por exemplo, a emissão da nota fiscal eletrônica, do peticionamento eletrônico do Judiciário e a digitalização de contratos de câmbio feita pelos bancos. "Significa a desmaterialização dos procedimentos de governo, isto é, tirar o cidadão da fila e dos balcões e fazer com ele use a internet, pois os papéis se transformam em documentos eletrônicos. Os ganhos em racionalização e economia são gigantescos", afirmou Martini.

O Instituto conta com convênio com a UFRGS e com a AC-RS, cuja criação já está aprovada pela Assembléia Legislativa, para montar o laboratório de aplicações da certificação eletrônica. Nesse campo, o estado já se destaca na utilização da nota fiscal eletrônica, pois 82% das notas emitidas no país tiveram origem no Rio Grande do Sul. A reunião para tratar da AC-RS ocorreu na quinta (28/6) e teve também a participação do vice-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), Ademir Piccoli.

Com informações da Agência de Notícias do governo do Rio Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.