Receita anuncia sistemas para comércio exterior

0

A Receita Federal e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) apresentaram nesta segunda-feira (2/7), na sede da entidade, em São Paulo, os sistemas Harpia e Siscarga, criados para tornar mais ágeis os processos de comércio exterior.

O Harpia foi desenvolvido para combater fraudes como subfaturamento, pirataria e contrafação, e dispõe de um sistema de inteligência artificial para análise de risco e seleção fiscal. Ele faz parte de projeto de mesmo nome da Receita e leva este nome em referência à maior ave de rapina brasileira, conhecida pela profundidade do seu campo de visão, cerca de oito vezes mais potente que o do homem. O sistema foi desenvolvido com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e a Universidade de Campinas (Unicamp).

Já o sistema Siscomex-Carga (Siscarga) alimentará uma grande base de dados com o registro de toda a carga que estiver a bordo ou que for embarcada em qualquer navio que escale um ou mais portos brasileiros. O programa fará a identificação online das mercadorias ainda a bordo das embarcações, antes mesmo que cheguem ao porto de destino, o que tornará mais ágil os despachos aduaneiros. Em Santos, os testes da nova tecnologia devem começar já no próximo mês. O sistema deve entrar em operação até o fim do ano e será implantado em todas as unidades portuárias brasileiras.

A expectativa é que o novo programa reduza o tempo de desembaraço dos processos de liberação das mercadorias. A princípio, a idéia é que o prazo médio, em todo o país, para a conclusão dos despachos não ultrapasse as 12 horas. Em Santos, devem ser necessários apenas quatro horas, metade do tempo atual.

Conforme o superintendente regional da Receita Federal em São Paulo, Edmundo Rondinelli Spolzino, o Siscarga permitirá que as aduanas tenham "controle total sobre as cargas antes que elas desembarquem nos portos", ampliando a fiscalização tributária. "A Receita terá a documentação antecipada de tudo que estiver manifestado em um navio com destino a um certo porto do Brasil, até 48 horas antes, para acelerar os despachos e a verificação da carga no Brasil. É um processo de gerenciamento de risco."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.