Sony se prepara para brigar com Facebook na corrida pela realidade virtual

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Com a perda de lucratividade de seu negócio de televisão e os smartphones e tablets enfrentando forte concorrência da Apple e da Samsung, a Sony agora aposta suas fichas no Projeto Morpheus, anunciado em junho na Electronic Entertainment Expo, realizada em São Francisco, na Califórnia. O projeto prevê o desenvolvimento de óculos de realidade virtual para o mercado de jogos, numa tentativa de transformar o console de videogame PlayStation 4 em uma potência do entretenimento.

O dispositivo é formado por um fone de ouvido equipado com duas telas de alta definição, que proporcionam uma visão 3D dos jogos. O conjunto também inclui tecnologias de rastreamento de movimento, o que possibilita ao jogador mover a cabeça para olhar ao redor da cena virtual. O produto irá funcionar em conjunto com o PlayStation 4, mas ainda não há uma data para ser lançado no mercado.

O CEO da gigante japonesa de eletrônicos, Andrew House, disse nesta quarta-feira, 2, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, ver um futuro brilhante para o dispositivo. "O Projeto Morpheus é a nova fronteira do desenvolvimento de jogos e representa um investimento significativo da empresa. É definitivamente mais do que um experimento", afirmou.

Embora o conceito já exista há várias décadas, a realidade virtual só agora está emergindo como uma tecnologia de consumo. Headsets lançados no início dos anos 1990 caracterizavam-se por ter telas de baixa resolução e operarem com um atraso significativo entre os movimentos do jogador e ação na tela, causando enjoo.

Para a Sony, o dispositivo de realidade virtual representa uma estratégia para tentar aumentar as vendas de eletrônicos, já que a TV em 3D se revelou, em grande parte, um fracasso, uma vez que os consumidores não se impressionaram com efeitos 3D para um aparelho típico da sala de estar. Mas a empresa acredita que a realidade virtual proporciona potencialmente uma experiência muito mais completa.

"Agora acho que podemos chegar a este ponto de entregar um sentido mágico da presença [ao usuário de games], em que os truques do cérebro fazem pensar que ele realmente está naquele lugar", disse House. "Nós achamos que há algo ali que pode ser muito, muito interessante para uma próxima fronteira de desenvolvimento de jogos."

Outro elemento importante para a Sony está em se envolver com a comunidade de desenvolvedores de jogos. O PlayStation 4 trava uma crescente concorrência com o Xbox One, da Microsoft, e ambos querem atrair os criadores do jogo mais talentosos para seus consoles. A enorme popularidade entre programadores e designers dos óculos de realidade virtual Oculus Rift, da Oculus VR, adquirida pelo Facebook por US$ 2 bilhões, também faz a Sony pensar que o Projeto Morpheus é uma boa forma de garantir a adesão de talentos do desenvolvimento de games.

A grande questão é saber se os usuários em geral estarão dispostos a se sentar em suas salas de estar usando fones de ouvido de realidade virtual. Houve muito entusiasmo entre a comunidade de jogos, mas tecnologias como esta ainda não foram testadas entre os consumidores em geral. Pode ser que as vendas do Google Glass, que utiliza tecnologia de realidade aumentada, forneça uma base de comparação para a Sony.

Questionado sobre o potencial de mercado do dispositivo, House respondeu: "Eu não sei, mas acho que, no mínimo, ele vai ser um avanço muito interessante para o ecossistema PS4 e outra maneira de experiência com games. Isso é o que está em pauta."

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