Solução pode ajudar empresas a se adequarem à norma de rastreabilidade de medicamentos

0

Com a aproximação do prazo para que todas a empresas da cadeia de fornecedores farmacêuticos, tais como laboratórios, distribuidoras de medicamentos e farmácias, se adequem à norma RDC 54 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece o rastreamento dos medicamentos por meio eletrônico, a fim de evitar a falsificação dos mesmos, as empresas buscam implantar estratégias, processos e soluções de rastreabilidade para que possam se adequar à lei.

Até dezembro deste ano, todos os laboratórios farmacêuticos deverão colocar no mercado pelo menos três lotes rastreáveis de medicamentos. A partir de dezembro de 2016, todos os medicamentos comercializados no país deverão conter os dispositivos de rastreamento previstos na legislação.

A Axway, especializada em governança de fluxo de dados que atua em dez países, incluindo o Brasil, é uma das empresas envolvidas com grupos de trabalho da GS1 Brasil para adequar suas soluções aos requisitos exigidos pela Anvisa e recentemente colocou no mercado a Axway 5 Suite, uma plataforma totalmente em conformidade com a resolução da Anvisa, que possibilita a integração, proteção, gerenciamento e mensuração de todos os fluxos de dados que envolvem as interações de negócios de uma empresa.

Por meio de um código de barras bidimensional aplicado às embalagens, será possível monitorar a trajetória dos medicamentos desde a saída da fábrica até chegar ao consumidor no balcão da farmácia.

A empresa apresentou durante o Fórum Saúde Digital, evento promovido por TI INSIDE e organizado pelo Converge, que acontece nesta quinta-feira, 2, em São Paulo, os recursos da plataforma e demonstrou como ela pode ajudar as empresas a cumprir a norma de rastreabilidade.

De acordo com Charles Hoppenstadt, vice-presidente e gerente geral da área de Life Sciences Solutions da Axway, a solução faz a integração de dados de diferentes padrões, transformando-os num arquivo que pode ser acessado pela Anvisa e todos os elementos da cadeia de medicamentos e adotado no modelono modelo tradicional de venda de licenças (on premises) quanto como serviço (SaaS) por meio da nuvem.

A companhia está presente no país desde 2013, quando abriu um escritório regional em São Paulo, com uma equipe própria de atendimento aos principais setores da indústria que utilizam sua plataforma Axway 5 Suite.

Durante sua apresentação, Hoppenstadt também fez questão de ressaltar que, de fato, os dados sobre a crescente indústria de falsificação de medicamentos são preocupantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o comércio ilegal de remédios adulterados já movimenta mundialmente US$ 431 bilhões por ano, e só os medicamentos falsificados contra tuberculose e malária matam por ano 700 mil pessoas no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.