Caixa eletrônico poderá ter dispositivo de isolamento

0

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei do deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) que obriga as instituições financeiras a instalar nos terminais de auto-atendimento dispositivos que garantam o isolamento visual e físico do cliente durante a operação geralmente de saque ou depósito de dinheiro. O texto inclui um parágrafo no Código de Defesa do Consumidor, na seção que trata da proteção à saúde e segurança.

Segundo o deputado Pannunzio, o objetivo da proposta é conferir segurança e privacidade aos consumidores na hora de usar os caixas eletrônicos e evitar situações como o roubo da senha e até assaltos contra clientes que fazem saques de grande valor. Ele lembrou que o projeto de lei está de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), do ano passado, que obriga os bancos a seguir as normas do Código de Defesa do Consumidor.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A Câmara já analisa outro projeto de lei que torna obrigatória a instalação de sistema de segurança armada e de monitoração eletrônica de imagens nos terminais de caixas eletrônicos e nas casas lotéricas que prestam serviço bancário. De autoria do deputado Carlos Souza (PP-AM), a proposta altera lei que trata da segurança em estabelecimentos financeiros (Lei 7102/83). Ele argumenta que o Banco Central considera os caixas eletrônicos e máquinas de auto-atendimento extensão das agências bancárias. Deveriam, portanto, diz, ter o mesmo sistema de segurança.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.