Estrangeiros têm acesso a certidão de trâmite pela internet

0

Qualquer estrangeiro com processo em andamento no Departamento de Estrangeiro (DEEST) do Ministério da Justiça a partir de agora poderá obter informações sobre o documento e até imprimir uma certidão de trâmite de qualquer parte do mundo. O auto-serviço virtual, disponibilizado pelo DEEST no endereço eletrônico www.mj.gov.br/estrangeiro, reduziu em 98% a demanda nessa área.

Serviços como pedido de permanência, transformação de visto, prorrogação de visto e de prazo de estada poderão ser acompanhados pelo estrangeiro que estiver, através do DEEST, regularizando sua situação no Brasil.
"É um avanço importante para o estrangeiro, porque estando sub-administrativo, ou seja, com algum aspecto irregular no país, depende dessa documentação para regularizar a sua situação", afirmou a diretora do DEEST, Izaura Miranda.

Até o lançamento do serviço via internet, a certidão era emitida pela DEEST. O interessado tinha de ir até o Ministério da Justiça, em Brasília, ou fazer a transação pelos Correios, o que tornava o fluxo de informação lento. O auto-serviço da certidão de trâmite eliminou alguns procedimentos, como requerimento, pesquisa e expedição do documento.

O estrangeiro que precisar sair do País antes da conclusão de seu processo terá nesta certidão um respaldo de que não está irregular, podendo imprimi-lo na internet. Para ter acesso a informações, o estrangeiro deverá entrar no site www.mj.gov.br/estrangeiro e digitar o número do documento ou o nome completo no quadro Consulta Geral de Processos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.