Lista aponta os piores vírus e boatos virtuais de agosto

0

A Sophos, fornecedora de soluções corporativas antivírus, antispam e spyware, acaba de divulgar seu relatório mensal das piores pragas e boatos virtuais que afetaram as empresas em todo o mundo em agosto.

O relatório, que é preparado pela rede global de estações de monitoramento da Sophos revela que o verme Netsky-P, criado pelo adolescente alemão Sven Jaschan, agora preso, confirmou novamente sua posição de liderança no ranking do mês.

Os mais recentes vermes Zotob não aparecem no ranking, apesar de terem recebido grande visibilidade na imprensa por conseguirem infectar com sucesso um grande número de importantes empresas de mídia.

Confira a lista dos dez piores vírus de agosto:

1. W32/Netsky-P 14.7%
2. W32/Mytob-AS 7.9%
3. W32/Mytob-BE 7.2%
4. W32/Zafi-D 3.6%
5. W32/Zafi-B 2.9% – novamente no ranking
6. W32/Mytob-C 2.8% – novo
=6 W32/Mytob-EP 2.8%
7. W32/Mytob-CX 2.7%
8. W32/Netsky-D 2.5%
9. W32/Mytob-CJ 2.4%
Outros 49.5%

A incidência do verme Netsky-P aumentou um pouco em agosto: de 13.9% para 14.7%, mas as variantes do vírus Mytob continuam a ser as piores ameaças aos usuários de PCs, representando 54% de todas as piores pragas relatadas à Sophos em agosto. Além disso, a pesquisa sugere agora que a família de vírus Zotob tem também ligações diretas com o Mytob.

"Os vermes Mytob e Zotob podem se disseminar de várias maneiras, mas o seu código-fonte é muito parecido," afirmou Carole Theriault, consultora de segurança da Sophos. "Mais ainda: o pseudônimo do criador do Zotob, Diabl0, aparece em mais de vinte variantes do Mytob, o que pode levar a crer que os vermes foram criados pela mesma pessoa. Um fato, entretanto, é verdadeiro: o Mytob continua levando o caos às empresas que ainda não atualizaram suas soluções de proteção antivírus e não fizeram correções nas vulnerabilidades dos softwares," explica Theriault.

As pragas virtuais que aparecem no ranking de agosto causaram um impacto menor e fizeram um número reduzido de vítimas em comparação ao mês anterior. A pesquisa da Sophos mostra que 1.99% mensagens, ou um em cada 50 e-mails, que circularam em agosto tinha conteúdo viral ? uma redução significativa quando comparada aos resultados do mês passado, que registraram um e cada 38 e-mails afetados.

"Esse decréscimo das ocorrências não significa que os hackers desistiram de sua tentativa de infectar os PCs. A razão desta redução é mais provável que esteja relacionada à chegada do mês de agosto, a época do ano preferida para férias por um grande número de pessoas," explicou Theriault. "Enquanto as pessoas aproveitam suas férias, uma grande quantidade de PCs está desligada e imune à infecção", conclui.

Para minimizar a exposição das empresas às pragas virtuais, a Sophos recomenda que elas adotem uma política de segurança em seu gateway de e-mail que possa bloquear a entrada de anexos executáveis indesejáveis provenientes de usuários de fora da empresa. As companhias devem também manter suas soluções de segurança antivírus atualizadas e instalar firewalls e as mais recentes correções de segurança.

Os dez piores boatos virtuais de agosto foram:

1. Hotmail hoax 13.5% – líder pelo 14º mês
2. Bonsai kitten 10.0%
3. Meninas da Playboy 9.8%
4. Budweiser frogs screensaver 8.8%
5. ICE virus hoax 6.9%
6. A virtual card for you 5.7%
7. WTC Survivor 4.7%
8. Jamie Bulger 3.8%
9. Mobile phone hoax 1.9% – novamente no ranking
10. Bill Gates fortune 1.8%
Outros 33.1%

"Embora o boato do Hotmail continue na liderança do ranking pelo décimo quarto mês consecutivo, seu volume foi reduzido em 20% em comparação com o mês de julho, o que pode ser explicado pela redução nas atividades dos usuários," disse Theriault. "Londres ainda se recupera dos atentados a bomba do mês passado, e, assim, não é surpresa que o boato ?ICE vírus?, que explora a campanha verdadeira 'Em caso de Emergência' tenha galgado vários degraus no ranking."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.