Operadoras preparam centrais para tecnologia WCDMA

0

Operadoras brasileiras GSM já começaram a comprar centrais de comutação capazes de operar tanto com acessos em GSM/GPRS/Edge quanto com WCDMA.

São centrais classificadas pelo 3GPP (Projeto de Parcerias para a Terceira Geração, na sigla em inglês) como ?release 4?. Segundo o diretor de um grande fornecedor de infra-estrutura celular presente no País, desde o começo deste ano Claro e Oi compram centrais release 4. ?Com essas centrais, o core da rede das operadoras já fica preparado para o 3G?, afirma. Mas, segundo a fonte, essas operadoras estariam optando por centrais release 4 apenas nas compras voltadas para a expansão da capacidade. Ou seja, não teria se iniciado um processo de substituição das centrais antigas por novas.

A Oi informou através de sua assessoria de imprensa que a operadora ?adota novas tecnologias à medida que as necessidades dos clientes e do mercado as demandam?. Claro e TIM não se pronunciaram até o fechamento desta edição.

EUA

Nos Estados Unidos, operadoras GSM como T-Mobile e Cingular seguem caminho similar, comprando apenas centrais release 4 para a expansão de suas redes, informou outra fonte do mercado.

O passo seguinte é instalar uma arquitetura ?release 5?, que, segundo as especificações do 3GPP, inclui o tão falado IMS (IP Multimedia Subsystem), capaz de convergir redes fixas e móveis, e facilitar o lançamento de novos serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.