Tucanos querem auditoria na criptografia de urna eletrônica

0

O vice-líder do PSDB, deputado Gustavo Fruet (PR), afirmou que, diante de tantas denúncias de grampos e suspeitas de participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no vazamento de escutas telefônicas, o partido vai propor à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a realização de uma auditoria externa sobre um novo sistema de criptografia que a Abin apresentará à Justiça Eleitoral para utilização nas urnas eletrônicas, durante as eleições deste ano.

"Pela lei, cabe à OAB, ao Ministério Público e aos partidos políticos fiscalizarem as urnas eletrônicas. Por isso tomaremos essa providencia", destacou o parlamentar, em entrevista ao sair da audiência da CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas que ouve o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Felix.

Na segunda-feira, 1º, o deputado Geraldo Magela (PT-DF), presidente da subcomissão especial de Segurança do Voto Eletrônico, afirmou que as urnas eletrônicas fabricadas pela norte-americana Diebold utilizadas nas eleições do país não são seguras e não dão garantia de que a vontade do eleitor será respeitada. Por isso, ele defendeu a aprovação de sugestões feitas pela subcomissão, a partir da opinião de especialistas da área (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.