Vendas de celulares caem 13% nos EUA no segundo trimestre

0

As vendas de celulares nos Estados Unidos totalizaram 28 milhões de unidades no segundo trimestre, o que representa uma queda de 13% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com um levantamento do NPD Group, que também estima um volume total de vendas de US$ 2,4 bilhões, uma redução de 2% em relação a igual trimestre de 2007.

Entre os fabricantes, apenas a Motorola manteve a sua posição naquele mercado, ainda que a participação da empresa em unidades vendidas tenha caído seis pontos percentuais, passando de 27% no primeiro trimestre para 32% no último trimestre. Em contrapartida, a LG, RIM e Samsung ganharam participação de mercado.

As cinco primeiras posições em participação de mercado, considerando o número de unidades vendidas para os consumidores nos EUA, ficou dividida entre a Motorola, com 21% , Samsung, 20%, LG, 20%, Nokia, 9% e RIM (Blackberry), 7%.

Segundo a NPD, tal como nos trimestres anteriores, os celulares mais vendidos no segundo trimestre foram, em grande medida, aqueles com características mais sofisticadas do que os modelos comercializados no ano passado. Aparelhos com teclado qwerty tiveram um crescimento expressivo, representando 28% dos aparelhos vendidos no trimestre, contra 12% no mesmo período de 2007.

As vendas compostas de smartphones responderam por 19% de todos os celulares comercializados no segundo trimestre nos EUA, o que representa um aumento de nove pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o levantamento da NPD, 81% dos celulares comprados no trimestre eram equipados com Bluetooth – 69% acima do registrado no ano passado. Além disso, 65% dos aparelhos tinham recurso para reprodução de música, ante 45% no ano passado.

O preço médio de venda nos EUA, de acordo com os valores pagos pelos consumidores, atingiu US$ 84 no trimestre, um aumento de 14% em relação há um ano. Entretanto, na comparação com o primeiro trimestre houve uma redução de quase 4%, quando o preço médio de venda alcançou US$ 87. Isso ocorreu, segundo a NPD, devido queda nos preços praticados pela LG, Motorola, Nokia e RIM.

Ainda segundo a pesquisa, as lojas de operadoras de telefonia mantiveram a liderança das vendas em relação a todos os canais varejistas nos EUA, com participação de mercado de 63% no segundo trimestre, contra 8% dos comerciantes tradicionais e 6% dos sites de comércio eletrônico.

Entre as operados, a AT&T expandiu a sua liderança em unidades vendidas, com uma participação de 29%, ante 26% da Verizon Wireless e 11% da T-Mobile e da Sprint Nextel. Conforme o estudo, o crescimento da AT&T foi decorrente do aumento de vendas de pré e pós-pagos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.