Microsoft é acusada de coletar dados de usuários de smartphones sem autorização

0

Sem alarde, foi aberto um processo em Seattle, nos Estados Unidos, contra a Microsoft, por coleta indevida de dados pessoais com o Windows Phone 7, mesmo dando a opção aos usuários de cancelar a função. A ação revela que a empresa colocou um código de aplicativo para uso da câmera fotográfica dos smartphones equipados com o sistema operacional. Ao usá-la pela primeira vez, o aplicativo pede a permissão do usuário para utilizar dados de localização. Mesmo quando a autorização é negada, o aparelho começa a coletar informações. Há suspeitas também que tais dados sejam coletados sem que o usuário tenha conhecimento por meio da opção na tela do aparelho.
No processo, o denunciante – cujo nome não foi revelado – alega que a coleta de informações é parte de uma estratégia da Microsoft para criar um sistema de marketing que geraria ofertas baseadas na localização dos aparelhos.
Em ações similares, a Apple foi processada por diversos tribunais por coletar e armazenar dados de usuários sem consentimento, e foi condenada a pagar uma indenização a um usuário na Coreia do Sul. Na ocasião, a Microsoft enviou carta ao Congresso na qual afirmava, entre outras coisas, que o Windows Phone 7 não iria armazenar dados a não ser que houvesse "expressa autorização para isso". A empresa não fez nenhum comentário sobre o processo aberto em Seattle.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.