DNA de aplicações: essência, eficiência e forma

0

Algumas das discussões mais quentes do momento em TI são a eco-eficiência, SOA e virtualização. Muito tem se falado, de um lado, sobre a economia de energia gerada pela virtualização, e de outro, das benesses de uma arquitetura para sistemas com baixo acoplamento (SOA).

Vou me concentrar nestes dois aspectos antes de tocar na questão da eco-eficiência. SOA é uma alternativa interessante para integrar aplicações distribuídas e com baixo acoplamento, já a virtualização reduz a quantidade de máquinas necessárias para executar uma única aplicação e pretende ?liquefazer? em certa medida os recursos de infra-estrutura para flexibilizar seu uso por aplicações de carga oscilante.

Até aqui nenhuma novidade para o leitor castigado diariamente por estas tendências. Vamos dar um passo atrás e enxergar essas tendências a uma certa distância. É fácil perceber que ambas estão relacionadas à forma de empacotar aplicações, em outras palavras à sua forma ou organização. Visto sob esta ótica soa estranho discutir aumento de eficiência se de fato o que estamos fazendo é organizando o que já existe de uma forma mais racional.

É como diminuir o peso de um produto eliminando peso da embalagem. Que a virtualização diminui a quantidade de máquinas, o consumo de energia direto e indireto (pela diminuição do calor gerado) isto é fato e não se discute. Mas o que me chama a atenção é que neste debate pelo aumento de eficiência pouco se discute sobre quanta ?gordura? há em nossas aplicações.

Numa entrevista recente com um cliente, impressionou-me o crescimento explosivo de sua infra-estrutura de TI. Perguntei-lhe se esse crescimento foi acompanhado na mesma velocidade pelo crescimento do negócio.

Resposta: Um sonoro não. E aí vem a minha pergunta central: Se o negócio não cresce a um ritmo exponencial, geométrico, porque a infra-estrutura de TI cresce assim? A resposta pode estar numa aula de análise de algoritmos de qualquer boa faculdade do mundo. A curva de consumo de uma aplicação está diretamente relacionada à eficiência dos seus algoritmos que mastigam informação. Uma curva de consumo exponencial tem na sua origem um algoritmo exponencial. É este o chumbo dentro da caixa da aplicação que não é afetado em nenhum kilo por SOA, por virtualização, por utility computing ou por qualquer outra tendência que ataque a ?forma? e não o conteúdo.

Por isso , voltando à questão da eco-eficiência, me preocupa o fato do debate não discutir a essência de uma aplicação, seu DNA, seus algoritmos, seu desempenho para processar seus dados. Quanto mais rápida e menos gulosa é uma aplicação, menos calor, menos processadores, menos armazenamento, menor consumo de rede, enfim, mais eficiente e consequentemente mais eco-eficiente ela se torna.

O leitor crítico pode estar se pensando que isso não se aplica a DataWarehouses, principalmente àqueles oriundos de regulamentações governamentais. Este é um capítulo à parte a ser tratado em outro artigo. Deixo ao leitor esta pergunta: Na sua busca por eco-eficiência você está se preocupando com a caixa ou com o conteúdo?

Pablo Cavalcanti é diretor-executivo da Inmetrics Ltda, provedora de serviços especializada em soluções de APM (Application Performance Management, Gerenciamento de Desempenho de Aplicações)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.