Fábrica da Microsoft em Manaus é vendida para a Flextronics

0

A Microsoft vendeu a sua fábrica em Manaus para a Flextronics. A troca de controle na operação da fábrica acontecerá em janeiro do ano que vem. A Flextronics seguirá produzindo smartphones e consoles Xbox para a Microsoft na unidade fabril. Os valores envolvidos no negócio não foram revelados. A Microsoft informa que dará todo o apoio aos seus funcionários nesse período de transição.

A informação de que a empresa iria se desfazer do ativo vinha circulando no mercado nas últimas semanas. Fontes da área de handsets relatam que a Microsoft reduziu a produção nos últimos meses, assim como seus canais de atendimento para grandes compradores no país.

Em comunicado enviado a este noticiário, a Microsoft explica as razões para se desfazer da fábrica: "Como parte da reestruturação do negócio de dispositivos móveis anunciada anteriormente, a Microsoft tem procurado formas de aumentar a eficiência nas operações. Depois de uma profunda e minuciosa avaliação, e sujeita à aprovação regulatória final, a Microsoft decidiu contratar para a fabricação de Xbox e de smartphones no Brasil o  nosso parceiro de negócios, a Flextronics, a partir de janeiro de 2016. O objetivo é que a Flextronics mantenha um nível semelhante de operações no Brasil. A Microsoft está empenhada em apoiar os funcionários durante esta transição."

A decisão de terceirizar a produção no Brasil faz parte da reestruturação mundial que a Microsoft anunciou em julho na área de handsets, com a previsão de demissão de 7,8 mil pessoas ao redor do mundo. A empresa deve enxugar seu portfólio de aparelhos, se concentrando em três segmentos: modelos de entrada; segmento corporativo; e aparelhos premium.

INdT

Por outro lado, é incerto o futuro do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), localizado em Manaus e herdado pela Microsoft depois da compra da Nokia. O INdT é um dos centros de pesquisa mais atuantes no desenvolvimento de tecnologias móveis no Brasil. O problema é que a existência do INdT está diretamente associada à fábrica em Manaus: seu funcionamento é bancado pelos benefícios fiscais da Lei de Informática. A Microsoft informa que o INdT não será transferido para a Flextronics e que agora procura por outros parceiros que possam se interessar em manter o centro de pesquisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.