Malwares em dispositivos móveis cresceram 273% no primeiro semestre

0

Malwares em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, cresceram 273% no primeiro semestre de 2011, em comparação com o mesmo período em 2010. Os resultados vêm de um estudo realizado pela G Data Security Labs, que indicam que esses aparelhos estão sendo alvo de criminosos virtuais mais do que nunca, além de também indicarem que essas ameaças se proliferam em praticamente todas as plataformas, como Android, Symbiam, iPhone iOS e Windows Mobile.

O aumento é tão grande que de acordo com dados da G Data, os pesquisadores registraram o aparecimento de uma nova ameaça a cada 12 segundos, em média, com destaque para a descoberta do NickiBot e o Zsone, ambos aplicativos maliciosos.

O NickiBot efetivamente espiona a vítimas e pode vir na forma de um aplicativo falso baixado no Google+, entre outros locais. Ele monitora ligações e fluxos de dados em seguida enviando essas informações para o atacante, incluindo informações de geolocalização. Já o Zsone ganhou destaque por meio do Android Market do Google. Secretamente, ele envia mensagens se cadastrando em serviços SMS premium na China. Como ele intercepta também a confirmação de cadastro, as vítimas só descobrem esse golpe ao verificar as contas telefônicas.

Segundo o relatório da G Data, o crescimento deverá continuar nos próximos seis meses e está a caminho de chegar a um total anual de 2,5 milhões de novos malwares, em comparação a mais de dois milhões em 2010.

“Como smartphones e tablets, principalmente com sistema operacional Android, são cada vez mais populares, os criminosos virtuais veem nesse nicho uma forma fácil e segura de espalhar códigos maliciosos. Muitos usuários não sabem que esse tipo de ataque existe e que há disponíveis ferramentas que podem protegê-los”, explica Mariano Sumrell, da diretor da  AVG Brasil.

Quer proteger seu celular e tablet das ameaças online?

Confira abaixo algumas dicas da AVG.

– Proteja sempre os telefones com senhas e bloqueios de modo que se o telefone for perdido ou roubado, os dados confidenciais permaneçam seguros.

– Tenha aplicativos que removam os dados remotamente, como o AVG Mobiliation. Remoção dos dados é um último recursos em caso de roubo ou perda, mas pode evitar muita dor de cabeça.

– Tome cuidado ao seguir links. Acidentalmente clicar em links maliciosos de fontes não confiáveis pode infectar smartphones e deixar informações armazenadas no dispositivo vulneráveis.

– Só realize o download de aplicativos confiáveis para o seu dispositivo. Isto é especialmente relevante para os usuários do Android. Como o Android Marketplace tem o controle de qualidade menos rigoroso do que a loja da Apple, smartphones e tablets estão mais suscetíveis a serem infectados.

– Utilize a proteção de um aplicativo antivírus. Isso ajudará a garantir que você será avisado sobre qualquer link malicioso ou aplicativo que tentar prejudicar o seu dispositivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.