A Advertising Standards Authority (ASA), órgão regulador do mercado publicitário do Reino Unido, acionou o Office of Fair Trading, organismo que supervisiona as práticas comerciais no país, para que investigue o Groupon por supostamente violar normas nacionais para anúncios, informa o The Wall Street Journal. A ASA diz ter recebido diversas reclamações de consumidores sobre as promoções anunciadas no site de compras coletivas. Entre elas, a de que o site não deixa claros os termos e condições das ofertas, de falhar em dar evidências que há capacidade para atender a alta demanda e exagerar nas limitações para uso de cada cupom de desconto.
"Temos sérias preocupações sobre sua habilidade [do Groupon] de aderir ao Código Nacional de Publicidade. É de interesse público que levemos este caso ao OFT para melhor avaliar as práticas do Groupon no geral", diz a nota da ASA, que registrou 11 reclamações recebidas neste ano. Além delas, o órgão afirma que resolveu mais 37 casos semelhantes.
Procurado pelo jornal, o porta-voz do Groupon afirmou que a empresa busca se adequar a práticas a favor dos interesses dos consumidores. "Estamos constantemente envolvendo nosso processo de negócio para garantir que os clientes recebam as melhores experiências possíveis nos melhores padrões. Estamos cooperando com o OFT para assegurar que os direitos dos consumidores estejam protegidos", afirmou.