Software que rastreia dados de usuários expõe operadoras e fabricantes de smarphones

0

O pesquisador Trevor Eckhart instaurou uma polêmica no mercado de smartphones envolvendo operadoras, desenvolvedoras de sistemas operacionais e fabricantes. Ele descobriu que um software oculto em seu aparelho da HTC, com sistema operacional Android, rastreava todas as informações sobre o uso do aparelho. Eckhart gravou um vídeo o qual mostra o software, da empresa Carrier IQ, salvando informações de discagem, acesso a sites e aplicativos, inclusive quando o aparelho está em modo avião (ou seja, sem acesso a nenhuma rede) ou em sites seguros (que utilizam protocolo https).

O programa não é facilmente identificado pelo usuário, tampouco é fácil de ser removido. Horas depois da divulgação, uma outra pessoa publicou um vídeo no YouTube mostrando que o software também é encontrado no iPhone, da Apple.

A Carrier IQ afirmou ao blog All Things Digital que o programa é instalado para que operadoras de telefonia possam corrigir falhas e melhorar a qualidade do serviço, reforçando que o software não grava, armazena ou envia fotos, chamadas, SMS, áudio ou vídeo. A empresa também afirmou que a escolha de controlar as informações dos usuários, que poderia infringir leis de privacidade, é das operadoras.

Processo e fabricantes

Na terça-feira, 30 de novembro, o Congresso dos Estados Unidos afirmou que irá investigar a Carrier IQ e seu software sobre violação de privacidade. Enquanto isso, os fabricantes de smartphones enviaram notas à imprensa internacional eximindo-se de qualquer responsabilidade, para não serem prejudicados em uma eventual condenação da empresa.

A HTC, fabricante do aparelho utilizado na denúncia inicial, aconselhou seus clientes a procurarem diretamente a Carrier IQ para esclarecer o problema. A empresa afirmou que está procurando maneiras de permitir que os consumidores cancelem a coleta de dados pelo software. O Google, envolvido na questão devido ao Android, afirmou que não tem nenhum tipo de relação com a Carrier IQ e que não controla a maneira como desenvolvedores customizam o sistema operacional, pois faz parte do seu conceito de open source.

A Apple, por sua vez, alegou que interrompeu o suporte à Carrier IQ e irá remover o aplicativo na próxima atualização do seu sistema operacional, o iOS 5. A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, disse estar ciente do problema e ressaltou que o aplicativo não é instalado por ela e tampouco está autorizado a operar nos samrtphones.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.