Com compra da Scopus aprovada, IBM Brasil vai concentrar foco em serviços e no acordo com Apple

0

Com a expectativa de que 2015 será um ano difícil para o Brasil, a subsidiária da IBM continuará a apostar todas suas fichas nos mercados de big data, computação em nuvem e, principalmente, mobilidade. Em relação a esta última área a grande cartada da companhia é a parceria firmada com a Apple, em julho deste ano, para conquistar clientes corporativos, com a oferta de aplicativos e iPhones e iPads sob medida para usuários de empresas.

As duas empresas planejam lançar mais de 100 soluções empresariais, inclusive aplicativos desenvolvidos para a plataforma iOS, juntamente com os serviços da IBM na nuvem, de segurança e análise. Como parte do acordo, a IBM também venderá iPhones e iPads feitos sob medida para indústrias específicas.

Apesar de os três últimos anos terem sido os melhores para a IBM no país e em 2014 a receita local ter ficado acima da meta, o presidente da companhia no Brasil, Rodrigo Kede, avalia que o cenário "será mais difícil" em 2015. Em encontro com jornalistas nesta terça-feira, 2, em São Paulo, o executivo falou sobre o mercado de mobilidade e da importância do acordo com a Apple para a incorporação de serviços e suporte e aplicações.

Ao observar que o celular se tornou onipresente, por meio do qual as pessoas fazem consultas, realizam pagamentos e transações, entre outras operações, Kede diz que, justamente por isso, toda empresa que tem uma massa de clientes na ponta, como redes de varejo e bancos, continuarão a investir em tecnologia, daí a importância da parceria com a Apple. "A venda de dispositivos poderá até acontecer, mas não é o relevante. O que nos atrai é o mundo das aplicações que está se abrindo para a IBM. A demanda dos clientes quando eles souberam do negócio nos surpreendeu. Eles nos procuraram solicitando manutenção, querendo aplicações para o iPhone e para o iPad", afirmou.

Foco em serviços

Outra peça importante na estratégia da empresa, segundo Kede, é a Scopus Tecnologia, empresa recém-adquirida do Bradesco pela IBM e que atua na prestação de serviços relacionados a suporte técnico, monitoramento e manutenção de software e hardware, entre outros. Além de assumir as atividades de suporte e manutenção de hardware e software ao banco, a IBM vai expandir a atuação no país.

Isso, sem falar no papel fundamental que a Scopus terá para tornar a IBM reconhecida como uma empresa de serviços. "Esse tem sido um dos grandes desafios da IBM nos últimos anos. A Scopus está presente em 5,5 mil municípios brasileiros e, com isso, vamos poder oferecer manutenção e suporte para empresas em todo o país, além apresentar e demonstrar nossas aplicações de negócios. É uma oportunidade para conquistarmos novas fontes de receita", salienta Kede, ao acrescentar que o Bradesco já obteve aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para vender a Scopus para a IBM Brasil — o despacho foi publicado no Diário Oficial da União.

A expectativa, de acordo com o executivo, é começar a integração das operações ainda neste mês. Kede também garantiu que o suporte e assistência técnica prestados a outros fabricantes de hardware e software serão mantidos. "Nada muda", afirma ele, adiantando apenas que o nome Scopus deve desaparecer a dar lugar à IBM.

Big data e nuvem

O presidente da IBM Brasil ressaltou também que os negócios de big data estão crescendo no país, em especial nos setores financeiro e de varejo. Ele cita a conquista recente de uma rede de farmácias do Nordeste, com uma receita de R$ 4 bilhões, que está usando a solução de análise de dados da IBM.

Já em relação à computação na nuvem, Kede admite que a IBM ainda tem de conquistar mercado. Mas ele descarta entrou em guerra de preços para venda de infraestrutura como serviço (IaaS). "Não vamos vender por vender. Temos aplicações e serviços e fizemos um bom esforço nos últimos seis meses para ganhar mais clientes nessa área. Vamos continuar nessa trajetória."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.