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SAP Ariba defende automatização de processos de compra para a construção de empresas mais éticas e sustentáveis

Postado em: 03/04/2019, às 08:02 por *Jackeline Carvalho, de Austin, EUA

A automatização do processo de compras ou e-procurement não é algo novo, mas ainda atrai, por diferentes motivos, grandes e médias empresas. Isso porque cresce no mundo dos negócios demandas como transparência e ética, sem esquecer a constante necessidade de economia e a cada vez mais atual agilidade nas respostas aos clientes.

Especialista no tema e-procurement, a SAP Ariba fez uma análise da sua base de clientes e concluiu que dos 23 trilhões de dólares movimentados em compras no ano passado 3 trilhões de dólares passaram pela sua base de sistemas. "Mais de 10% dos negócios passaram pelas nossas ferramentas, que trazem diferentes níveis de inteligência para aumentar a segurança corporativa", disse Tiffany Eberhard, diretora de marketing global da SAP Ariba, durante abertura do evento SAP Ariba Live, que acontece esta semana em Austin (EUA).

Ética, responsabilidade, compliance e sustentabilidade são os termos mais explorados pela companhia. Durante a abertura do encontro, Norbert Riezler, vice-presidente sênior e chefe de compras e sustentabilidade da Las Vegas Sands Corp., destacou que a implantação do SAP Ariba permitiu aos líderes da companhia tomarem decisões de compra e financeiras com mais segurança e agilidade.

"Nestes três primeiros meses do ano já recebemos mais de 160 mil hospedes, o que dá a dimensão da importância de sermos ágeis e transparentes nas negociações de compras", ressaltou. Segundo ele, todos os contratos da Las Vegas Sands são negociados, assinados e gerenciados pelo sistema. "O mais importante é que precisamos negociar com velocidade e ter os pedidos confirmados em tempo real", comentou.

Mundialmente, a plataforma SAP Ariba conecta mais de 3,8 milhões de empresas em 190 países. De acordo com a companhia, mais de 2,64 trilhões de dólares em compras são fechados anualmente por esta base, algo como 2,3 vezes a soma dos negócios intermediados pela eBay, Amazon e Alibaba juntos.

Na América Latina, representada por 100 pessoas e 50 empresas no evento, mais de 530 mil compradores e fornecedores estão conectados à rede Ariba. Nos últimos 12 meses, essas empresas trocaram mais de 1,4 milhão de pedidos, em valor que superou os 40 bilhões de dólares, e mais de 950 mil faturas avaliadas em 6,7 bilhões de dólares.

Particularmente sobre o Brasil, Catalina Manrique, gerente geral da SAP Ariba AL, destacou que várias empresas investigadas pela Operação Lava Jato adquiriram a plataforma em busca de transparência. "Quando uma empresa possui um processo de compra transparente, com o qual pode comprovar o porquê das decisões, com tudo documentado, há zero espaço para ruídos", defendeu a executiva.

Dona da fabricante Vigor no Brasil, a mexicana Lala compõe a lista de clientes regionais da empresa. A companhia está no 4º ano de uso da suíte completa do SAP Ariba e já negocia a renovação do contrato por mais quatro anos, informou Eric Zuno, procurement transformation project manager da Lala. Ele contou que a companhia está promovendo uma transformação interna, o que inclui a reengenharia de processos, e que já está definida a atualização do sistema em todas as unidades. Para a Vigor, em particular, está em estudo a implantação do SAP Ariba nos próximos 24 meses. "Planejamos levar tanto a parte estratégica quanto tática do sistema, mas há alguns módulos SAP que precisam ser atualizados", explicou.

Usuária da plataforma de e-procurement há cerca de um ano, a multinacional peruana Yanbal, que fabrica e vende produtos de beleza e cosméticos diretamente, iniciou o seu processo de transformação digital a partir da área de compras. "As economias em desenvolvimentos devem pensar primeiro em melhorar os seus processos de compras e logística", disse Carlos Miguel Delgado, diretor corporativo de compras da Yanbal. Por meio da digitalização, a empresa quer chegar à simplificação dos processos de compras e, para isso, está transferindo para uma espécie de catálogo todos os itens já negociados. "Nosso objetivo é ter de 30% a 40% das compras internas feitas por este catálogo digital, já no final deste ano", informou o executivo.

*A jornalista Jackeline Carvalho viajou a Autin a convite da SAP Brasil

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