Dividida em duas, HP concentrará atuação em hardware e serviços corporativos

0

Em seu discurso durante o HP Discover 2015, evento anual que reúne clientes e parceiros de negócio da empresa e acontece esta semana em Las Vegas, nos EUA, a CEO da HP, Meg Whitman, anunciou quais serão os próximos passos da companhia ao se dividir em duas empresas, cisão anunciada em outubro de 2014 e que deve ser concluída no segundo semestre deste ano.

Como esperado pelo mercado, Meg Whitman deixou claro que a estratégia da companhia para melhorar seu desempenho financeiro, diante da crise nas vendas de computadores, será centralizada na oferta de hardware e serviços corporativos, unidade que assumirá o nome de HP Enterprise e será liderada pela executiva. Segundo ela, a separação do negócio dedicado às empresas da unidade de PCs e impressoras representa à HP um novo nível de foco, eficiência e competitividade. Sobre a outra empresa resultante da cisão, a HP Inc, Meg Whitman apenas citou que a unidade ampliará o foco para além do mercado de computadores pessoais, com novas experiências de computação imersiva.

"Estratégias de TI e de negócios devem andar juntas. Queremos ajudar os clientes a ter flexibilidade e eficiência no novo estilo da TI", declarou. Neste sentido, a CEO afirmou que a HP Enterprise, através de seu portfólio de softwares, storages, servidores e serviços, permitirá aos clientes tirar todo o partido das oportunidades apresentadas pela nuvem, big data, segurança e mobilidade no novo estilo da TI.

Para tal, a HP Enterprise se concentrará em quatro áreas: proteger o ambiente corporativo digital; capacitar organizações impulsionadas por dados; permitir maior produtividade às cargas de trabalho, bem como transformar infraestruturas híbridas, criando novo valor a todas suas aplicações. Nesta última área, inclusive, a HP anunciou o lançamento do HP Helion CloudSystem 9.0, solução de nuvem aberta, segura e integrada, que oferece a empresas e provedores de serviços um caminho rápido para a nuvem híbrida.

De acordo com Bobby Patrick, chefe de marketing (CMO) do HP Helion, a nova versão da plataforma é uma solução flexível, que elimina a lacuna entre a TI tradicional e a computação em nuvem. "As empresas conseguem reduzir entre 30% e 40% dos custos ao migrar seus sistemas tradicionais para uma plataforma Helion", salientou.

Na opinião de Antonio Neri, vice-presidente sênior e gerente geral do HP Enterprise Group, o spinoff dará à companhia maior foco para atender as necessidades dos clientes em cada mercado. "Com a conclusão da cisão, seremos mais proativos em auxiliar nossos clientes, cuja realidade demanda inovação e um parceiro com um roadmap para o futuro. Na verdade, as mudanças já começaram", comentou.

Aruba Networks

Uma das mudanças apontadas por Neri é resultante da compra da fabricante de redes Wi-Fi Aruba Networks, anunciada pela HP em março, como parte de sua estratégia em expandir a atuação no mercado de redes móveis. Segundo o executivo, com as soluções da Aruba, os clientes da HP terão sua capacidade de rede expandida em mais de 42%.

O chefe de Estratégia e Tecnologia da Aruba, Keerti Melkote, que comandará a operação da empresa dentro da HP junto com o CEO, Dominic Orr, acrescentou que as soluções de mobilidade sem fio da Aruba com o portfólio abrangente da HP, possibilitarão à companhia oferecer soluções seguras para ajudar empresas a criarem suas redes móveis de próxima geração. "Nos próximos três anos vemos uma transformação, um futuro onde o acesso à internet será feito somente por redes wireless", disse Melkote.

O executivo ainda ressaltou que, no Brasil, onde a Aruba possui alguns bancos como clientes, sendo agora parte da HP, será uma grande oportunidade para a fabricante ampliar seu market share no país, que representa hoje apenas entre 1% e 2% da operação global da companhia.

* A jornalista viajou a Las Vegas a convite da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.