BNDES reduz juros de financiamento para sistemas de TV digital

0

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a redução da taxa fixa de 6% ao ano para 4,5% para o Programa de Apoio à Implementação do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Protvd), na modalidade fornecedor. Os novos juros são válidos, exclusivamente, para a parcela do financiamento destinado à inovação e ao desenvolvimento tecnológico.

O Protvd foi lançado em dezembro do ano passado com o objetivo de financiar investimentos de empresas relacionadas ao Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) por meio de três subprogramas: Protvd Fornecedor, Protvd Radiodifusão e Protvd Conteúdo.

O Protvd Fornecedor apóia investimentos de empresas produtoras de software, componentes eletrônicos, equipamentos e infra-estrutura para a rede de transmissão, equipamentos de recepção e equipamentos para produção de conteúdo relacionadas ao SBTVD.

O programa foi lançado em fevereiro passado com taxa fixa de 6% ao ano, três pontos porcentuais abaixo da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) da época, de 9% ao ano. Atualmente, com a TJLP de 6,25% ao ano, a diferença caiu para apenas 0,25 ponto porcentual ao ano, reduzindo a atratividade da linha e o potencial de estímulo em inovação. Para que a nova taxa se aproxime da oferecida na ocasião da criação do programa, os novos juros caíram para 4,5% ao ano.

A expectativa do governo é que o apoio do BNDES à cadeia produtiva da TV digital traga impactos positivos para o setor, uma vez que estimulará o crescimento de grupos brasileiros no fornecimento de equipamentos e software de tecnologia nacional ao setor. Os investimentos também promoverão aumento das exportações.

Os outros dois subprogramas do Protvd são o Protvd Radiodifusão, destinado ao financiamento do setor de radiodifusão televisiva para construção de infra-estrutura digital e de estúdio, e o Protvd Conteúdo, voltado para o financiamento à produção de conteúdo exclusivamente nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.