Comércio eletrônico cresce 49% no primeiro semestre

0

O comércio eletrônico alcançou faturamento de R$ 2,6 bilhões no primeiro semestre, de acordo com dados da consultoria de marketing online e-bit. A cifra representou um crescimento de 49% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, ficando quatro pontos porcentuais acima da expectativa inicial da empresa.

No período, o volume de vendas teve alta de 45%, em relação ao primeiro semestre de 2006, impulsionado pelo crescimento no número de consumidores online, destacou a e-bit. Segundo a consultoria, três fatores foram os responsáveis por essa alta. O maior volume de vendas foi impulsionado pela entrada de novos consumidores online (em dezembro de 2006, no Brasil, cerca de 7 milhões de pessoas já tinham experimentado a comodidade de comprar sem sair de casa, hoje já são quase 8 milhões de pessoas que fizeram pelo menos uma compra pela rede). Além disso, o aumento da freqüência de compras por ?usuários? mais experientes aliado à escolha de produtos com maior valor agregado colaborou muito para o crescimento. Somente em maio deste ano, cerca de 11% das pessoas responderam que realizaram mais de dez compras nos últimos seis meses.

De acordo com a e-bit, além do aumento do volume de vendas, o valor maior das compras também influenciou no crescimento do faturamento do setor. O gasto médio registrado nas lojas online foi de R$ 296, aproximadamente 3% acima do registrado em 2006, mesmo com deflação de 1,92% no canal web conforme levantado pelo índice e-flation do Provar (Programa de Administração do Varejo da USP e o Canal Varejo).

O mês de maior faturamento no semestre foi maio, em que se comemora o Dia das Mães. Ele representou cerca de 19% do faturamento do semestre e registrou o maior número de vendas, contabilizando mais de 1,6 milhão de pedidos. Os produtos mais escolhidos para presentear as mães foram livros, informática e eletrônicos representando 15%, 11% e 9% respectivamente.

O balanço do semestre indica que o setor de e-commerce está crescendo e conquistando cada vez mais novos clientes. Cerca de 19% dos consumidores fizeram no período a sua primeira compra na internet. O índice de satisfação e-bit no semestre é de 87,15% sendo um dos maiores desde sua criação em 2000.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.