Até 2010, 350 milhões de pessoas acessarão e-mails em dispositivos móveis

0

Até 2010, 350 milhões de pessoas terão acesso a e-mails a partir de dispositivos móveis, de acordo com estudo realizado pelo Gartner, o qual prevê que o acesso sem fio a e-mails passará por um processo de democratização. Segundo o instituto de pesquisas, cada vez mais os usuários irão checar suas correspondências eletrônicas por meio de dispositivos móveis.

Atualmente, aproximadamente 20 milhões de usuários corporativos utilizam esse serviço. O número representa apenas 2% de todas as contas de e-mails existentes no mundo. Analistas do Gartner prevêem que, até 2010, com a crescente quantidade de produtos e serviços, 20% das pessoas com e-mail em todo o mundo acessem suas contas a partir de equipamentos sem fio. A pesquisa aponta ainda que o e-mail sem fio deve se tornar commodity até 2012.

O Gartner avalia que as chamadas tecnologias de consumo continuarão cada vez mais a ingressar nas empresas, como resultado da chamada ?consumerização? da TI, o que tem levado a um crescimento do número de empregados com acesso a seus e-mails corporativos e as outras aplicações por meio de seus dispositivos pessoais. Entretanto, uma tendência oposta à ?consumerização? está criando uma nova demanda para e-mail móvel fora dos limites das empresas, em que os dispositivos de e-mail tradicionais estão se transformando em dispositivos que atendem ao mesmo tempo tanto as necessidades profissionais quanto pessoais.

?Nos próximos três anos, o e-mail sem fio para o uso pessoal e profissional se tornará cada vez mais popular,? diz Monica Basso, vice-presidente de pesquisas do Gartner. Segundo ela, o crescimento do mercado de consumo será abastecido pela crescente disponibilidade de suporte a e-mail sem fio e de provedores de serviços, bem como pela melhoria da usabilidade.

Mônica diz que o uso corporativo também aumentará a pressão sobre as empresas para que forneçam comunicações em tempo real para a expansão da força de trabalho móvel. ?Em 2012, os produtos para e-mail sem fio serão inteiramente interoperáveis, comoditizados e com características padrão. Estarão enviando grandes volumes de mensagens a preços extremamente reduzidos.?

No longo prazo, a tendência que acompanhará a adoção do e-mail sem fio é a convergência, segundo a analista do Gartner. De acordo com Monica, muitos usuários estão frustrados com o volume de ferramentas de comunicação que têm de tratar e essas tecnologias convergirão possivelmente para uma única. ?A convergência acontecerá no lado do cliente, escondendo a complexidade da tecnologia para os usuários e permitindo que concentrem o foco no conteúdo da mensagem. Em 2017, o e-mail sem fio será integrado inteiramente com outras ferramentas de mensagem pessoais. Companhias como Microsoft, IBM, Nokia e RIM já estão dando alguns passos nessa direção?, diz.

O Gartner prevê que a convergência crescente de tecnologias corporativas e de consumo pessoal deve deixar muitos usuários expostos aos riscos de segurança. ?Hoje, o e-mail sem fio está se espalhando através da empresa e se não for suportado pela área de TI, as pessoas encontrarão suas próprias maneiras de acessar o e-mail do trabalho em dispositivos pessoais, com implicações significativas para a segurança?, alerta Monica. Por isso, ela recomenda que as empresas aceitem a ?consumerização? e a comoditização de produtos de mobilidade e avaliem o impacto do e-mail sem fio na área de TI, nos investimentos e no desenvolvimento ao planejarem uma estratégia de uso de e?mail sem fio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.